Defesa Civil de Itajaí recebe visitas de órgãos de outras cidades

Os encontros aconteceram na terça (18), quarta (19) e quinta-feira (20)
Data de inclusão: 21/06/2024 17:35

A Defesa Civil de Itajaí recebeu, ao longo desta semana, visitas de órgãos públicos de outras cidades para a troca de experiências e apresentação dos sistemas específicos que são referência na área de segurança e proteção. Os encontros aconteceram na terça (18), quarta (19) e quinta-feira (20).

“É com grande satisfação que temos recebido a visita de órgãos públicos de todo o país com interesse em conhecer a estrutura e o trabalho desenvolvido na cidade. Isso demonstra que a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí (Compedec) tem se consolidado como referência nesta área para outros órgãos. Por isso, nosso objetivo é aprimorar nossas ações e implementar novas tecnologias para que possamos entregar à população de Itajaí melhores resultados”, destaca o Coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros.

Na primeira visita técnica, os representantes da Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (AGERH/ES) conheceram o sistema de telemetria e monitoramento do nível dos rios em Itajaí. Os técnicos puderam verificar os equipamentos utilizados, a operacionalização e manutenção do sistema, e como os dados coletados são apresentados à população em tempo real através do site da Defesa Civil de Itajaí.

Na quarta-feira (19), foi a vez da Defesa Civil de Tubarão conhecer a sede do órgão de segurança e proteção. Na ocasião, foi apresentado o projeto, em fase de desenvolvimento junto a Secretaria de Tecnologia de Itajaí (Setec), de uma plataforma única para gerenciamento inteligente de dados durante a ocorrência de desastres em Itajaí. A plataforma, além de reunir e aprimorar as ferramentas já utilizadas vai permitir a integração com outras instituições do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC). Esta tecnologia agilizará o recebimento e atendimento das ocorrências, a criação de um banco de dados e a divulgação de informações essenciais à população.

Por fim, na quinta-feira (20), uma comitiva do Rio Grande do Sul visitou o órgão. Estiveram presentes professores da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS), o Coordenador da Defesa Civil de Três Coroas/RS e o Coordenador Voluntário da Oficina Regional da Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos. Durante a visita foi apresentada a estrutura utilizada nas ações de monitoramento, alerta e resposta, em situações de iminência ou ocorrência de desastres no município.

Defesa Civil de Itajaí recebe visitas de órgãos de outras cidades