Tradicional corte de bolo comemora os 164 anos de Itajaí em seu Marco Zero

Depois da inauguração da Praça dos Correios, festejos do dia 15 de junho encerram distribuição do doce
Data de inclusão: 15/06/2024 18:18

Cinco mil fatias de bolo foram distribuídas na tarde deste sábado (15), feriado de emancipação político-administrativa do Município de Itajaí. Ao som de Ares de Verão, canção em homenagem à cidade, as fatias eram entregues aos cidadãos na festa realizada no Marco Zero. Enquanto a voz da compositora Louise Lucena entoava os versos “na minha cidade tem um porto, início e fim de linha, lenços brancos, corações”, a praça era tomada por sorrisos de crianças, idosos e famílias ao receberem uma fatia do bolo da tradicional receita.

Antes do ponto alto da festa, o canto do parabéns e as velas em cima do bolo marcaram os 164 anos de Itajaí. Durante todo o dia, uma grande festa no Centro da cidade. A rua Hercílio Luz, em diferentes pontos, contou com apresentações artísticas e musicais e inauguração de espaço na Praça dos Correios.

No ato oficial antes do corte do bolo, o secretário de Promoção da Cidadania, Paulo Manoel Vicente, deu as boas-vindas e agradeceu o trabalho da equipe composta por 30 mulheres na confecção do bolo. O secretário municipal de Turismo e Eventos, Thiago Morastoni, destacou a importância da festa no Marco Zero. “Prazer enorme estar aqui compartilhando com o povo esta festa de aniversário de nossa cidade”, disse o secretário.

O vice-prefeito Marcelo Sodré, representou o prefeito Volnei Morastoni no ato e lembrou da importância de homens e mulheres que construíram e constroem a história de Itajaí e brincou: “Dizem que este bolo tem magia e eu acredito”. Em sua fala, Sodré destacou os acontecimentos do passado e do presente. “Foi aqui que tudo começou. No Marco Zero. De uma vila de pescadores, somos o maior porto pesqueiro do Brasil. Nossa construção naval é referência, estamos construindo as fragatas da Marinha do Brasil”, lembrou o vice-prefeito. “Esta é uma data muito especial para Itajaí e por isso todos nós estamos de parabéns”, finalizou.

As cinco mil fatias tiveram na receita 500 quilos de trigo, 500 quilos de açúcar, 3.600 ovos, cocada mole. Uma equipe de 30 mulheres, coordenada pela Secretaria de Promoção da Cidadania, foi responsável pela confecção do tradicional bolo de aniversário. Os preparativos começaram na terça-feira (11) e seguiram até a véspera do feriado municipal. Para servir as cinco mil fatias de bolo, foram preparadas 500 massas que receberam cobertura de merengue e recheio de cocada, ameixa e doce de leite - receita tradicional da dona Hilda Molleri (in memoriam) e que hoje é mantida pela filha Gilce d’Avila.

Tradicional corte de bolo comemora os 164 anos de Itajaí em seu Marco Zero