Itajaí chega aos 164 anos como potência do presente de olho no futuro

Município soma quase R$ 5 bilhões em projetos focados no crescimento e desenvolvimento da cidade
Data de inclusão: 14/06/2024 16:17

Itajaí ultrapassou a marca de 250 mil habitantes e é a quinta maior população do estado de Santa Catarina. Um crescimento populacional impulsionado pelo desenvolvimento econômico e pelos investimentos em infraestrutura. Firmado no presente como potência nacional, 23ª maior economia do Brasil, o Município Itajaí investiu, desde 2017, quase R$ 5 bilhões em programas, projetos, obras e eventos na cidade. São ações como as obras de drenagem, abertura de ruas, reurbanizações de espaços de convivência, até projetos de educação, lazer e cultura, como a Marejada e a The Ocean Race.

Confira programação do Aniversário de 164 anos de Itajaí

O setor com maiores investimentos é a saúde dos itajaienses com R$ 3,3 bilhões aplicados em projetos e ações nos últimos sete anos. Os recursos são destinados à construção e ampliação de unidades de saúde; aquisição de equipamentos e ambulâncias; e atenção à saúde em ações emergenciais como na pandemia de COVID-19 e a dengue.

A Secretaria de Educação, com R$ 395 milhões, é a segunda pasta com mais investimentos. São ações como a construção de novas estruturas nas escolas e creches, mas também programas de ampliação do turno integral na educação dos jovens e crianças de Itajaí. Um investimento que vai além de estrutura física, mas que garante qualidade para os cidadãos do presente e do futuro. A secretaria também destina recursos para merenda, uniformes, materiais escolares e compra de vagas em creches.

Em seguida, as secretarias de Obras e de Desenvolvimento Urbano e Habitação aparecem na lista de maiores investimentos com os orçamentos com valores de R$ 376 e R$ 195 milhões, respectivamente. O valor é investido nas grandes obras de drenagem para prevenção de alagamentos, construção de quatro pontes – três delas já entregues – ampliação da malha viária e da malha cicloviária, implantação de binários, retornos de quadra e abertura de vias.

Transparência, planejamento e futuro guiado por dados
Os projetos, ações, programas e eventos da cidade honram os 164 anos da história na Itajaí do presente e constroem a cidade do futuro. Em 2017, o Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI) ouviu 500 lideranças em consulta popular na definição das ações realizadas nos últimos sete anos.

Em continuidade ao projeto de gestão eficiente e moderna, foi desenvolvido o sistema DataPEMI, em parceria com a Secretaria Municipal de Tecnologia. A iniciativa é um sistema de gestão interna da prefeitura para coletar e armazenar dados, gerar e disponibilizar informações públicas. Uma ferramenta de promoção da transparência, prestação de contas e responsabilização, colaboração e participação cidadã guiada pela tecnologia e inovação. Os dados públicos estão no Canal Itajaí 2040, tecnologia para comunicação de informações do Município de Itajaí, e auxiliam ainda na captação de novos recursos.

Itajaí: maior economia e a quinta cidade mais populosa de Santa Catarina
Com R$ 47 bilhões em Produto Interno Bruto (PIB), Itajaí é a maior economia do estado de Santa Catarina. O Município ocupa a 23ª posição no Brasil em geração de riquezas e representa 0,53% da economia do Brasil. Na região Sul, Itajaí é a 3ª economia, atrás apenas das capitais Curitiba (1ª) e Porto Alegre (2ª).

O crescimento econômico acompanha o populacional. O desenvolvimento em Itajaí, gerado pela produção e força de trabalho dos cidadãos, refletiu no crescimento dos habitantes em 44% nos últimos 12 anos. A cidade é a 18ª mais populosa na região Sul e é 109ª cidade do Brasil, com 264.054 habitantes, segundo o IBGE.

Itajaí chega aos 164 anos como potência do presente de olho no futuro