Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Prêmio Simeão 2023 vai homenagear cinco personalidades negras de Itajaí

Cerimônia ocorre nesta segunda-feira (20) e celebra o Mês da Consciência Negra
Data de inclusão: 17/11/2023 15:03

A Secretaria de Promoção da Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra (Conegi), realiza nesta segunda-feira (20) a cerimônia de entrega do Prêmio Simeão 2023. A iniciativa integra a Noite das Personalidades Negras de Itajaí e, nesta edição, serão homenageadas cinco pessoas do município. O evento inicia às 19h na OAB de Itajaí.

Durante a cerimônia serão homenageadas as seguintes personalidades: o escritor, poeta, letrista, produtor e ativista cultural Hang Ferrero; a servidora pública com 33 anos de dedicação ao município Silvana Maria Cardozo (in memorian); a professora e historiadora Salete Aparecida; o artesão e artista plástico João de Deus Peixoto Brito; e o futebolista Ailton Tomaz Belizario.

O Prêmio Simeão ocorre desde 2012 no município, quando homenageava apenas uma pessoa em cada edição. Agora o evento foi reformulado pela Lei nº 7431/2022 e se chama “Noite das Personalidades Negras de Itajaí – Prêmio Simeão”. Anualmente, conselheiros do Conegi farão as indicações ao prêmio. Serão escolhidas cinco pessoas negras que tenham histórico relevante em prol da comunidade negra de Itajaí, bem como em diversos setores da sociedade, como saúde, educação, movimentos sociais e comunitários, empreendedorismo, assistência social, atividades artísticas e culturais, esportes, entre outros.

A Noite das Personalidades Negras de Itajaí integra as ações do Mês da Consciência Negra e da campanha Itajaí Sem Racismo.

Conheça os homenageados

> Hang Ferrero

Hang Ferrero é um dos poetas mais atuantes da cena literária de Santa Catarina e também ativista cultural de Itajaí. O escritor realiza saraus, espetáculos de poesia, vídeos-poemas, lança livros e visita escolas com seu trabalho.

O poeta também é Fundador da Academia Mirim de Letras da ALBSC Seccional Itajaí/SC e membro correspondente internacional da Academia de Letras do Brasil/Suíça desde 2018. Na literatura, suas obras de destaque são “Retintas, quando os pretos e as pretas tiram seus poemas das gavetas” e “Do que nos sobra da guerra e outros versos pretos”. Hang também é técnico em enfermagem e atua na Rede Municipal de Saúde.

> Silvana Maria Cardozo (in memoriam)

Silvana iniciou a carreira pública em 1988, como técnica em atividades administrativas na Coordenadoria Regional de Atendimento ao Cidadão de Cordeiros. A homenageada atuou em vários setores: Diretoria de Atenção à Saúde, Setor de Transporte, Secretaria de Assistência Social, CRAS e no antigo Pronto Atendimento São Vicente.

Faleceu em 11/07/2022 aos 52 anos, decorrente de um câncer. Silvana foi uma grande servidora do nosso município, dedicada e sempre prestativa ao longo de 33 anos de serviços, oferecendo sempre o melhor de si para a população de Itajaí.

> Salete Aparecida

Salete Aparecida dos Santos é formada em História e pós-graduada em Diversidade Étnico-racial. Além de ser professora da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, Salete sempre esteve envolvida com assuntos da comunidade negra, atuando no Núcleo Afro Manoel Martins dos Passos desde sua fundação, em 1998.

Além disso, a homenageada é uma das mulheres organizadoras da Festa da Nossa Senhora do Rosário em Itajaí há anos. Ela se envolve com o evento desde a arrecadação de alimentos e doações, até a organização e realização das atividades no dia da festa.

> João de Deus Peixoto Brito

Mais conhecido como Joca Brito, João nasceu em Benguela, na Angola, em 1962, e se refugiou no Brasil em 1976. Contador aposentado, hoje ocupa as seguintes atividades: artesão, artista plástico e palestrante. Suas obras podem ser vistas em exposições e eventos da comunidade negra da região. Atualmente é presidente da Associação dos Naturais e Amigos de Angola em Itajaí (ANANG) e da Associação dos Angolanos de Santa Catarina (UASC).

> Ailton Tomaz Belizario

Durante a adolescência, Ailton iniciou o interesse pelo futebol do município e jogou nos Clubes Náuticos Barroso e Marcílio Dias. Depois, compôs o elenco de diferentes times de Santa Catarina e demais estados da federação, onde se destacou: Rio Branco (PR), Portuguesa Santista (SP), Joaçaba Esporte Clube (SC), Internacional de Lages (SC), Hercílio Luz (SC) e São Luis- ljuí (RS). Em 1986, encerrou sua carreira no futebol profissional. Em sua vida, Ailton sempre prezou pela defesa das pautas raciais e o combate ao racismo. 

Imagens relacionadas

Prêmio Simeão 2023 vai homenagear cinco personalidades negras de Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí