Enfermeiros do município recebem atualização sobre o atendimento pré-natal

Capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde visa o fortalecimento da rede de atendimento às gestantes
Data de inclusão: 22/05/2023 12:07

Em alusão ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, celebrado em 28 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí está promovendo uma atualização para os enfermeiros que trabalham no pré-natal das gestantes do município. Desde abril, os profissionais da equipe do Pré-Natal de Alto Risco do Centro de Referência de Saúde da Criança e da Mulher (CRESCEM), responsáveis pela capacitação, estão visitando as unidades de saúde da cidade. O objetivo é garantir um atendimento de qualidade e uma gestação segura para as mulheres itajaienses.

O pré-natal é um direito da gestante, que deve ser assistida por uma rede de qualidade e que tem diálogo entre si. Para isso, a atualização propõe rever os protocolos de atendimento municipal, melhorar o fluxo de encaminhamentos de alto risco para o atendimento de referência e fortalecer os vínculos entre o centro de referência e a saúde básica. A enfermeira do CRESCEM Giovanna Sardagna é a responsável por ministrar a capacitação, que em breve será oferecida aos médicos da rede.

O encerramento das atividades, em maio, marcam duas datas importantes para a mobilização em prol das mulheres: o Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, ambos celebrados em 28 de maio. A mortalidade materna, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o óbito durante a gravidez ou até 42 dias após o parto por causas relacionadas ou agravadas pela gestação. Uma das principais formas para reduzir as taxas de mortalidade materna é por um pré-natal de qualidade.

Enfermeiros do município recebem atualização sobre o atendimento pré-natal