Município de Itajaí realiza cadastro de famílias atingidas pelas chuvas no Portal 1

Visitas nas casas atingidas são realizadas nesta quarta-feira (19) para disponibilizar o auxílio emergencial temporário a essa comunidade
Data de inclusão: 19/04/2023 14:06

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza nesta quarta-feira (19) o cadastramento de famílias do loteamento Portal 1, atingidas pela enxurrada do dia 23 de março. As visitas nas casas atingidas iniciaram no período da manhã e devem ser concluídas no final da tarde. A realização do cadastro é necessária para disponibilizar o auxílio emergencial temporário a essa comunidade.

O projeto de lei que cria o benefício foi aprovado neste mês pela Câmara de Vereadores. A proposta deve contemplar cerca de 800 famílias, com o propósito de reduzir o impacto social e econômico causado pelas fortes chuvas.

“Essa iniciativa é fundamental e muito importante para estas famílias que tiveram as suas residências atingidas pelas chuvas, pois muitas delas praticamente perderam tudo. A partir deste cadastro, a administração municipal, em conjunto com a Câmara de Vereadores, vai viabilizar uma forma de disponibilizar este auxílio emergencial para estes moradores neste momento de dificuldade”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Geraldi.

É importante que a comunidade esteja atenta ao cadastramento, portando documento de identificação e comprovante de residência. Através do cadastro realizado pelas assistentes sociais será possível controlar e organizar a entrega do benefício.

“Este auxílio emergencial vai nos ajudar muito neste momento, pois perdemos vários itens da nossa residência. Esse valor não será suficiente para suprir tudo que perdemos, mas será fundamental neste recomeço”, afirma a moradora do Portal I, Edicléia Medeiros.

Após finalizar esta etapa de cadastramento, os beneficiários serão informados sobre como deverá acontecer o pagamento. Os recursos utilizados para este auxílio são provenientes da antecipação de R$ 2,5 milhões do duodécimo que a Câmara de Vereadores de Itajaí tem direito no orçamento para 2023.

“A gente saiu recentemente de uma pandemia onde muito de nós perderam os empregos e consequentemente tivemos uma queda nas nossas rendas familiares. Aliado a isso, devido a essa situação da chuva, perdemos muitos objetos e agora teremos que desembolsar para comprar outra vez. Com certeza, esse auxílio será de fundamental importância para ajudar todos nós”, ressalta Luís Carlos Pereira, também morador do Portal I.

O auxílio vai beneficiar com parcela única de R$ 3 mil as famílias moradoras do Portal 1 e áreas adjacentes, comprovadamente atingidas pelas chuvas através de laudo da Defesa Civil de Itajaí. O valor deve garantir condições e meios para atender demandas alimentícia, de higiene, limpeza, mobiliário e imobiliário.

“O auxílio emergencial vai nos ajudar muito principalmente na alimentação, pois todos os nossos mantimentos ficaram molhados. Além disso, vai nos auxiliar no pagamento de contas como água e luz. Assim, como na compra de alguns objetos nosso que foram danificados”, explica a moradora do Portal I, Hilda de Borba.