Profissionais da cozinha e limpeza participam de capacitação ambiental

Projeto é realizado pelo INIS e Ambiental em parceria com escolas municipais
Data de inclusão: 27/01/2023 18:19

As unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Itajaí separaram corretamente 97% dos resíduos produzidos em 2022. Quem atua na separação dentro das unidades são os profissionais que trabalham na limpeza e no preparo da alimentação. É por isso, que antes mesmo das aulas iniciarem, eles participam de uma capacitação ambiental.

A orientação é promovida pelo Município de Itajaí, através do Instituto Itajaí Sustentável (INIS) em parceria com a empresa Ambiental, Secretaria Municipal de Educação, SEPAT e Minister. Nesta quinta (26) e sexta-feira (27), a ação contemplou cerca de 600 profissionais no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto "Gestão de Resíduos Sólidos nas Escolas Municipais de Itajaí" chega ao segundo ano e a intenção é que os funcionários das unidades escolares municipais consigam fazer a gestão de 100% dos resíduos nas unidades. “Ficamos extremamente felizes com o resultado alcançado em 2022, mas neste ano, queremos mais, pretendemos chegar a 100% dos resíduos separados e destinados corretamente aos locais de descarte”, argumenta Patricia Paiva de Souza, engenheira florestal do INIS.

Na primeira fase, os funcionários recebem uma série de orientações sobre a reciclagem e a destinação correta dos resíduos. O projeto é desenvolvido e acompanhado durante o ano com visitações semestrais nas unidades de ensino para realização do acompanhamento das atividades na prática. Com isso, é possível tirar dúvidas, conferir de perto os avanços, além de orientar e esclarecer questionamentos.

Em Itajaí, todas as 117 unidades escolares já estão preparadas para realizar a separação dos resíduos da cozinha e banheiros. Neste ano, o objetivo é incluir as áreas administrativas na gestão integrada para atingir a conscientização de todos os funcionários e estudantes. “Nosso objetivo é promover uma integração de toda gestão escolar na separação correta dos resíduos. Queremos chegar ao final do ano, colhendo frutos do trabalho conjunto e positivo para o meio ambiente”, finaliza Patricia.

Em 2022, mais de 600 funcionários da cozinha e limpeza foram capacitados, e a grande maioria das unidades de ensino desenvolveu com êxito a gestão dos resíduos sólidos. O acompanhamento do projeto nas escolas e centros de educação inicia em março. O gerenciamento de resíduos sólidos é mais um compromisso do INIS com a comunidade e com o meio ambiente.

Profissionais da cozinha e limpeza participam de capacitação ambiental