The Ocean Race 2023 tem barcos que voam sobre a água

Mais rápida e mais difícil, maior regata transoceânica do mundo inicia neste domingo (15) e barcos chegam a Itajaí em abril
Data de inclusão: 14/01/2023 15:20

A The Ocean Race 2023, maior regata transoceânica do mundo, será mais rápida e mais difícil de vencer, com barcos que “voam” sobre a água. Os novos IMOCAs 60, que farão a volta ao globo a partir deste domingo (15), são extremamente velozes e podem atingir uma velocidade superior a 70 quilômetros por hora. Os cinco times que disputam a categoria devem chegar a Itajaí no início de abril deste ano, após a perna mais difícil da história do evento, com mais de 12 mil milhas náuticas. O primeiro desafio parte de Alicante, na Espanha, por volta do meio-dia (horário de Brasília) deste domingo rumo a Cabo Verde, na África.

Nesta edição, a The Ocean Race inovou e terá duas classes de barcos: o modelo novo IMOCA 60, que virá para o Brasil, e o monodesign VO65, que disputou as últimas edições e desta vez fará apenas o circuito europeu. Os IMOCAs prometem garantir um espetáculo ao público e um desafio ainda maior aos atletas em alto mar.

O novo design foi pensado para ter alta tecnologia e maior velocidade. Os IMOCAs têm uma grande área de vela e uma quilha inclinada, e as regras também permitem o uso de foils retráteis (uma espécie de quilhas laterais) que aumentam ainda mais o desempenho, levantando o barco fora da água. A quilha giratória e o par de foils possibilitam ainda que os barcos consigam cobrir 600 milhas náuticas ou mais em 24 horas.

O IMOCA 60 é um monocasco de 60 pés (18,3 metros de comprimento) construído em carbono. As equipes destes barcos competem com tripulações mistas, de até cinco velejadores, sendo um exclusivo para a parte de mídia, que coleta e repassa informações e imagens em tempo real.

“A diferença é grande. Este (IMOCA) tem um par de foils, o barco levanta fora da água pelo menos um metro e meio. É muito mais rápido que o VO65, mas também mais difícil de controlar”, conta o velejador português e membro da equipe de terra do 11h Hour Racing Team, que recepcionou a imprensa brasileira em Alicante, neste sábado (14).

Os cinco barcos que farão a volta ao mundo e estarão em Itajaí, da classe IMOCA, são: 11th Hour Racing Team (EUA); Team Malizia (ALE); Team Holcim-PRB (SUI); GUYOT environnement-Team Europe (FRA/ALE); e Biotherm Racing (FRA).

Início da The Ocean Race

Neste domingo (15), os barcos partem em jornada de seis meses pelas águas mais difíceis do planeta. A largada ocorre em Alicante, na Espanha, e está prevista para acontecer ao meio-dia, no horário de Brasília. O evento será transmitido no site oficial da The Ocean Race e no canal do Youtube, além do canal Eurosport’s.

The Ocean Race 2023 tem barcos que voam sobre a água