1º Seminário de Políticas Afirmativas orienta profissionais da educação sobre políticas públicas de saúde

Capacitação envolveu 76 educadores da rede municipal
Data de inclusão: 18/11/2022 14:01

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quarta-feira (16) o 1º Seminário de Políticas Afirmativas. O evento foi direcionado aos orientadores e secretários escolares da Rede Municipal de Ensino. O objetivo era capacitar os 76 profissionais presentes quanto às políticas públicas de saúde.

O seminário, apresentado pelos enfermeiros Maria Paulina Pereira da Silva e Thiago Corrêa, debateu o combate à discriminação racial, étnica, de gênero e de orientação sexual. A capacitação durou quatro horas e ocorreu em formato de exposição com diálogo, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

“Compreendemos que a constante transformação social, a fim de possibilitar o exercício pleno de suas potencialidades, sem que haja violência e discriminação, é função ética e moral da humanidade. A pasta da diversidade visa manter o ser humano como um ser merecedor de igualdade, equidade e respeito, dotado do direito de desenvolver suas potencialidades”, ressalta o enfermeiro Thiago Corrêa, responsável pelas Políticas Afirmativas da Secretaria de Saúde de Itajaí.

A ação é uma das metas previstas no Plano Municipal de Saúde, através das Políticas Afirmativas. Esse também foi o primeiro de quatro encontros que devem ocorrer nos anos seguintes.