Exposição de artes integradas será lançada na Casa da Cultura

Projeto foi contemplado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura
Data de inclusão: 10/11/2022 15:53

“Alma Feminina: da raiz ao fruto” dá nome ao projeto da artista visual, dançarina, arte-educadora, produtora cultural e escritora, Mariana Ferret. A iniciativa ganhará exposição, que será lançada em 17 novembro, às 19h, na Galeria 2 da Casa da Cultura Dide Brandão, em Itajaí. A abertura contará com a participação dos músicos Jhonny Garcia (Catuto), Marinonio e Mr. Ronaldz. A mostra seguirá aberta à visitação gratuita até o dia 15 de dezembro.

A exposição contará com 12 telas, quatro fotografias e vídeo do processo criativo e da coreografia do projeto, que recebe trilha sonora autoral. “Alma Feminina” foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, tem o patrocínio da Fundação Cultural e do Município de Itajaí.

O objetivo de Mariana Ferret com este projeto foi pesquisar, experimentar e desenvolver um trabalho de artes integradas com diversas linguagens artísticas (artes visuais, música, dança, fotografia, moda e audiovisual), inspirada na alma feminina. O processo de pesquisa e imersão teve como eixo a ligação da mulher com os quatro elementos e as fases da lua.

Mariana mostra as linguagens artísticas que compõem a sua vida e destaca a importância do ser humano conectar-se com a sua essência feminina, independente do gênero, raça ou orientação sexual. O projeto ainda busca trazer as artes integradas de forma concisa e coerente e para cada linguagem abordada conta com profissionais qualificados da cena local.

Como forma de contrapartida social, o projeto traz exposição gratuita para toda a população na Casa da Cultura Dide Brandão. A exposição também receberá a visita da Escola Estadual Victor Meirelles, com bate-papo e visita guiada com a artista Mariana Ferret. Ela irá dialogar sobre o processo de desenvolvimento do projeto e de toda a criação artística, auxiliando assim no componente curricular do Novo Ensino Médio: o Empreendedorismo.

O público ainda poderá assistir ao vídeo do projeto Alma Feminina nas plataformas digitais (YouTube e Instagram) de forma gratuita. A produção audiovisual é um registro dos processos de criação das etapas do projeto e da performance da coreografia, e é acompanhada por legendas, tornando-se mais acessível a todos. Além disso, uma tela da exposição e dois prints das telas serão doados ao acervo da Fundação Cultural de Itajaí.

Sobre a autora

Mariana Ferret é artista visual, dançarina, arte-educadora e escritora. Nasceu e cresceu em Itajaí, onde a arte sempre se fez presente em sua vida de diversas formas. Atua há 13 anos como arte-educadora. É formada em Design de Moda e Pedagogia. A dança entrou mais profundamente em sua vida há mais de três anos, e Mariana tem a incorporado em sua produção artística. Trabalha com diferentes técnicas artísticas que envolvem desenho, pintura e lettering, por meio de telas, quadros, cadernos, tags e paredes.

SERVIÇO:
O quê: Lançamento da exposição do projeto “Alma Feminina”, de Mariana Ferret