Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Espetáculo Rinha compõe a programação do Agosto Lilás

Peça será apresentada em uma das regiões com mais notificações de casos de violência na cidade
Data de inclusão: 19/08/2022 17:05

Na próxima terça-feira (23), o Grupo Risco de Teatro apresenta o espetáculo “Rinha”, nos períodos matutino (9h30) e noturno (19h), na Escola Estadual XV de Junho, no bairro Cidade Nova. A iniciativa compõe a programação do Agosto Lilás, em que Itajaí promove ações de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. A participação será restrita aos alunos da escola e a convidados.

A iniciativa foi pensada como uma forma de contribuir para romper o ciclo de violência, dar maior visibilidade ao assunto e promover debates com toda a sociedade. Além disso, neste caso específico, a Fundação Cultural propôs que a peça teatral fosse apresentada em uma região com números significativos de notificações de casos de violência contra a mulher.

De acordo com o informativo epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, com base no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde (MS), no período de janeiro de 2020 a junho de 2021, referente aos casos notificados de violência interpessoal contra mulheres, residentes em Itajaí, prevalecem nas zonas do São Vicente e Cidade Nova (25,31%) e Murta, Cordeiros (22,45%), regiões estas consideradas como mais populosas de Itajaí e que apresentam condições de vulnerabilidade social.

O espetáculo integra a programação como uma atração cultural que dialoga diretamente com os seminários do Agosto Lilás. Para construção do “Rinha”, os atores Rafael Orsi de Melo e Rodolfo Lemos ouviram relatos de experiências de dois lutadores com a masculinidade. São histórias da infância, de afetos quebrados e expectativas transformadas em jogo performático pelos atores-documentaristas. Trata-se de uma peça construída em um procedimento documental. Depois da peça, os atores farão um bate-papo com o público.

A campanha Agosto Lilás é articulada pela Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania (Sedac) e pela Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Confira a programação completa clicando aqui.

Imagens relacionadas

Espetáculo Rinha compõe a programação do Agosto Lilás
Espetáculo Rinha compõe a programação do Agosto Lilás
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2022 - Município de Itajaí