Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Exposição temporária e live pautam a resistência e a emancipação das mulheres

Atividades integram a Semana de Conscientização dos Direitos das Mulheres
Data de inclusão: 04/03/2022 14:08

O projeto “Peça do mês” do Museu Histórico de Itajaí, neste mês de março, é a exposição temporária “Quarto de Costura: os saberes e fazeres como meio de resistência”. A mostra abre para visitação no Dia Internacional da Mulher (08) e segue até 02 de abril, no piso térreo do museu. Na próxima terça (08), às 19h30, também ocorre a live “Entre a máquina de costura e o rádio, os caminhos da resistência feminina no século XX”, transmitida nas redes socais do museu (@mhimuseuitajai).

A mostra trará uma composição de objetos representando um quarto de costura pertencente a costureiras da primeira metade do século XX. No cenário, estarão uma máquina de costura da década de 1940, cabides, roupas de época e um rádio. Os objetos expostos pertenceram à Anita Sedrez e Irene Boemer, além de peças do acervo do museu que ambientam o cenário.

Com a curadoria de Evelise Moraes Ribas e Tayná Castro, a exposição aborda a atividade da costura no século passado como resistência e emancipação das mulheres. Na época, muitas não podiam trabalhar fora, mas sustentavam suas famílias por meio da costura, atividade que as unia em momentos de diálogo, descontração e empoderamento.

Já a live fomentará o diálogo sobre a temática apresentada pelo museu e terá como convidadas as professoras Gloria Alejandra Guarnizo Luna e Marlene de Fáveri, ambas doutoras em História. A mediação será da historiadora Evelise Moraes Ribas

Os eventos, promovidos pela Fundação Genésio Miranda Lins e pelo Museu Histórico de Itajaí, compõem a programação da Semana de Conscientização dos Direitos das Mulheres. A semana terá ações articuladas pela Secretaria de Promoção da Cidadania de Itajaí, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e contam com a participação de vários órgãos governamentais e não governamentais.

O Museu História de Itajaí está sediado no Palácio Marcos Konder, localizado na Rua Hercílio Luz, nº 681, aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 13h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h.

Imagens relacionadas

Exposição temporária e live pautam a resistência e a emancipação das mulheres
Exposição temporária e live pautam a resistência e a emancipação das mulheres
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí