Museus de Itajaí integram a programação da 15ª Primavera de Museus

Evento nacional, que começa na segunda-feira (20), reúne instituições do país
Data de inclusão: 17/09/2021 18:20

O Museu Histórico de Itajaí e o Museu Etno-arqueológico de Itajaí se unem a outros museus do país para a 15ª edição da Primavera de Museus. O evento, que começa na segunda-feira (20), é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus traz o tema “Museus: Perda e recomeços” como centro das programações. Neste ano, o evento propõe ações para a reflexão sobre o período pós-pandemia e o seu impacto nas comunidades com atrações presenciais e virtuais.

Pensando nisso, o Museu Etno-arqueológico abordará a cultura material e imaterial de algumas tradições e manifestações folclóricas da Itaipava por meio de dois vídeos com relatos de figuras relevantes na economia do bairro. O conteúdo vai tratar as mudanças do modo de produção da olaria e da agricultura familiar. Também haverá uma exposição de curta duração intitulada “Boi-de-mamão em questão”, que reflete sobre o desaparecimento da manifestação folclórica do Boi-de-mamão na região de Itajaí.

Já o Museu Histórico de Itajaí abordará na sua programação os elementos em comum entre a tuberculose, doença que teve seu auge no final do século 19, e a Covid-19, bem como os desafios de tratamento de ambas, cada uma em seu contexto. Além disso, o Museu promoveuma exposição temporária, uma mesa debate sobre saúde sanitária em Itajaí e campanhas digitais de incentivo à vacinação

O Museu Histórico de Itajaí e o Museu Etno-arqueológico de Itajaí são vinculados à Fundação Genésio Miranda Lins. Ainda são parceiros do evento o Centro de Direitos Humanos de Itajaí (CDHI), a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí e o Curso de História da Univali.

Confira a programação:

20/09/2021 a 21/09/2021, 19h. Museu Etno-arqueologico de Itajaí: Lançamento de vídeo-depoimento de representantes locais da produção agrícola familiar e industrial oleira no instagram do Museu (@museuetnoarqueologicoitajai).

• 21/09/2021 a 23/10/2021 - Campanha digital de incentivo à vacinação contra o COVID-19 nas redes sociais do Museu, aderindo à campanha do ICOM #MuseusPelaVida.

• 21/09/2021 a 23/10/2021 - 13h30 às 17h30 - Exposição sobre as práticas de cuidado da saúde em Itajaí no final do século XIX e início do século XX, dando destaque para os acervos do Hospital Santa Beatriz, que tratava doenças respiratórias.

21/09/2021 a 23/10/2021 -  Campanha de prevenção ao COVID: arrecadação de produtos de higiene e limpeza para distribuição a famílias vulneráveis através de parceria com o Centro de Direitos Humanos de Itajaí. Pontos de Coleta: Museu Histórico de Itajaí e Centro de Economia Solidária de Itajaí.

24/09/2021 a 01/11/2021, 13h30 às 17h30. Museu Etno-arqueológico de Itajaí: Exposição “Boi de Mamão em questão” sobre o desaparecimento da manifestação folclórica do Boi-de-mamão na região de Itajaí.

• 25/09/2021 - 10h30 às 12h MESA DEBATE - Saúde em Itajaí ontem e hoje: Hospital Santa Beatriz, tuberculose e COVID-19. Palestrantes: Francisco Braun Neto – Historiador e Coordenador do Curso de História da UNIVALI, e Persy Seemund, técnica de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, e que atua no CIS São Vicente, na linha de frente de atendimento e prevenção à COVID- 19.

Museus de Itajaí integram a programação da 15ª Primavera de Museus