Série de animações apresenta poesias audiovisuais para primeira infância

Iniciativa tem o patrocínio da Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí
Data de inclusão: 19/03/2021 17:09

Cine.EMA é uma série de animações voltadas para a primeira infância, criadas a partir das poesias do livro Pô!Ema – poesia de criança, obra da escritora catarinense Sandra Coelho lançada pelo Eranos Círculo de Arte em 2020. As poesias do livro trazem a figura de uma Ema que se alimenta de poemas, elemento de mediação simbólica entre a criança e as poesias. Os vídeo-poemas, lançados recentemente, podem ser acessados no site do Eranos Círculo de Arte: https://eranos.com.br/cineema/.

A proposta do projeto é aproximar o universo da infância, atrelando à construção poética voltada para crianças ao desenho animado, em uma obra poética de natureza híbrida. Enquanto linguagem contemporânea, solicita a busca de significados e o estabelecimento de relações pela junção da palavra e imagem.

Com concepção e direção de Sandra Coelho, o trabalho conta com a ilustração e animação de Leandro Maman, trilha sonora original de Priscila Schaucoski e Bruno Andrade, e a produção do Eranos Círculo de Arte. O projeto Cine.EMA tem o patrocínio da Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio de edital da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura Municipal de Itajaí.

Sobre o livro

O livro Pô! Ema – poesia de criança, que deu origem às animações, é uma mostra de poesias destinadas à infância que nasceram em apresentações da performance homônima Pô!Ema – criação poética com crianças, uma experiência interativa idealizada pelo Eranos Círculo de Arte que mistura teatro, literatura e audiovisual. Na performance, a escritora Sandra Coelho encontra um grupo de crianças num ambiente intimista e juntas criam poemas para alimentar uma Ema e seus filhotes (bonecos digitais projetados em uma parede). A performance já circulou por diversos lugares do Brasil e encontrou muitos poetas mirins.

Série de animações apresenta poesias audiovisuais para primeira infância