Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Museu Histórico abre inscrições para exposição online dos 160 anos de Itajaí

Mostra vai reunir fotografias de objetos pessoais de moradores da cidade
Data de inclusão: 03/06/2020 15:07

O Museu Histórico de Itajaí está organizando uma exposição online para celebrar os 160 anos de emancipação político-administrativa do Município de Itajaí, comemorado no próximo dia 15 de junho. A população poderá participar com fotos de objetos pessoais que tenham relação com a história da cidade. A mostra virtual é uma proposta de comemoração em meio à pandemia de coronavírus.

Segundo a Fundação Genésio Miranda Lins, a exposição “Itajaí 160 Anos – Você Faz Parte dessa História” busca reunir imagens que, além de contar pequenas partes da história da cidade, também narram um pouco da história de seu próprio povo – principalmente no momento em que o Museu Histórico de Itajaí não está aberto à visitação, dadas as restrições de saúde.

Para participar, basta enviar uma foto de algum objeto que tenha valor sentimental ou de memórias para a história de vida do morador ou de sua família, e que tenha conexão com a história de Itajaí. Também será necessário escrever um pequeno texto contando a história desse objeto. Em seguida, a imagem, juntamente com o nome completo e telefone de contato, deverá ser encaminhada para o e-mail: museuhistoricoitajai@gmail.com, até o dia 11 de junho.

Com as imagens reunidas, uma equipe do Museu Histórico de Itajaí fará a curadoria e a seleção das fotografias enviadas. A exposição virtual será lançada no dia 15 de junho, aniversário de Itajaí, nas redes sociais do Museu Histórico (Instagram: @museuitajai e Facebook: facebook.com/museuhistoricodeitajai).

Itajaí 160 anos

Porta de entrada para uma das regiões mais prósperas do litoral catarinense, Itajaí surgiu como importante município de Santa Catarina a partir de uma formação étnica diversificada. À cultura indígena, somaram-se as contribuições de imigrantes de diversas etnias. No século XVII, a ocupação das terras de Itajaí se deu pela iniciativa de João Dias de Arzão, amigo do fundador da cidade histórica de São Francisco do Sul, Manuel Lourenço de Andrade.

Quase cem anos depois, em 1750, a chegada de imigrantes da Ilha da Madeira e do Arquipélago dos Açores daria novo impulso à colonização portuguesa. O povoamento da região, que também recebia colonos de outras comunidades do norte, resultaria na criação do Curato do Santíssimo Sacramento de Itajahy, por intermédio de Agostinho Alves Ramos, próspero comerciante português de Desterro, em 31 de março de 1824.

Em 1833, nasceu o Distrito de Itajaí que, mais tarde, em 15 de junho de 1860, alcançaria sua emancipação político-administrativa. Ainda nesse ano, já se encontram locados os primeiros colonos de origem germânica, os quais também influenciaram fortemente o desenvolvimento regional. Mais recentemente, imigrantes japoneses integram a rica miscigenação cultural deste importante município catarinense. 

Imagens relacionadas

Museu Histórico abre inscrições para exposição online dos 160 anos de Itajaí
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2020 - Município de Itajaí