Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí recebe novas certificações da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

Mais três unidades de saúde foram contempladas neste ano pelo Ministério da Saúde
Data de inclusão: 03/09/2019 18:18

As unidades básicas de saúde Cidade Nova II, Promorar e Itaipava receberão a certificação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, do Ministério da Saúde. O comunicado oficial foi feito nesta terça-feira (03) durante o 3º Encontro Perinatal da Rede Cegonha, em Brusque. O município soma nove unidades de saúde certificadas pela Estratégia.

A certificação tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica, reforçando a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos.

Em 2016, Itajaí foi o primeiro município de Santa Catarina a conquistar a certificação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Na época, foram quatro certificações e mais duas em 2018. Para receber o reconhecimento, a Secretaria de Saúde precisa realizar oficinas com as equipes de Estratégia Saúde da Família para qualificar as ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos de idade, além de aprimorar as competências e habilidades dos profissionais de saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Ministério da Saúde do Brasil (MS) recomendam que a amamentação seja exclusiva nos primeiros seis meses de vida e complementada até dois anos de idade ou mais, com a introdução de alimentos sólidos/semissólidos de qualidade e em tempo oportuno, o que resulta em inúmeros benefícios para a saúde das crianças em todas as etapas da vida.

“A certificação é o reconhecimento do trabalho que está sendo realizado no município para qualificação das nossas equipes. O leite materno, além de proteger o bebê de diversas doenças, tanto na infância quanto na vida adulta, também traz benefícios para a mãe, entre eles uma maior facilidade de perder peso após a gestação. O aleitamento também gera um maior vínculo com o bebê, o que facilita esse processo”, comenta a nutricionista da Secretaria de Saúde de Itajaí e responsável pela Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, Alessandra Monestel. 

Imagens relacionadas

Itajaí recebe novas certificações da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí