Treinamento sobre tuberculose capacita profissionais das unidades de saúde

Ação é realizada pelo Laboratório Municipal e Vigilância Epidemiológica
Data de inclusão: 19/08/2019 17:42

Os gerentes das unidades básicas de saúde participam de uma capacitação sobre tuberculose. A ação, realizada pelo Laboratório Municipal e Vigilância Epidemiológica de Itajaí, tem o objetivo de melhorar a qualidade das amostras de baciloscopia coletadas na rede pública para diagnóstico de tuberculose. Os profissionais também recebem orientações sobre a doença e conhecem melhor o fluxo de atendimento do laboratório.

> Leia mais notícias sobre Saúde

Os treinamentos começaram na semana passada e seguem até dia 13 de setembro. Todas as unidades de saúde do município serão beneficiadas com a capacitação, que é ministrada pela técnica de enfermagem Viviane Conceição Adolfo Galo e os bioquímicos Edson Kawakubo e Mércia Wahldrich Chiminelli, do Laboratório Municipal, e a fisioterapeuta e gerente de Vigilância em Saúde, Priscila Paola Vieira.

Além de fazer uma visita técnica ao Laboratório para conhecer o fluxo de atendimento aos exames para diagnóstico de tuberculose, os profissionais também recebem instruções sobre os cuidados para manter a qualidade das amostras de baciloscopia. São abordados ainda temas como: coleta, transporte, dados epidemiológicos da cidade, como fazer a avaliação de contatos do paciente, entre outras informações.

Neste ano, Itajaí está com 101 pacientes em tratamento contra tuberculose, sendo 89 casos novos da doença. No ano passado, foram registrados 129 casos novos. Em média de 15 a 20 casos novos de tuberculose são diagnosticados por mês na cidade.

Já o Laboratório Municipal realiza uma média mensal de 200 exames de baciloscopia e testes rápidos moleculares para diagnóstico da doença e em torno de 130 exames de cultura para tuberculose.

Tuberculose tem cura

A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges e outros locais do organismo. A doença é transmitida por meio de secreções, quando o paciente tosse, fala ou espirra. A cada ano são notificados no Brasil aproximadamente 70 mil novos casos de tuberculose e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença.

Além disso, a tuberculose tem como principais sintomas: tosse por mais de três semanas, febre, emagrecimento, cansaço, suores noturnos e falta de apetite. Apesar da gravidade, a doença tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente na rede pública de saúde, com duração mínima de seis meses. Após 15 dias do início da medicação, o paciente já não transmite mais a tuberculose. Caso apresente os sintomas, procure atendimento em uma unidade de saúde.

_________________________
Informações adicionais: