Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí é totalmente revitalizado

Pintura, instalação de letreiro na fachada e painel de identificação compõem a melhoria
Data de inclusão: 25/04/2012 10:59

Além do processo de restauro em que se encontra a Casa Lins, também está sendo revitalizado o prédio anexo, que abriga o Arquivo Público, a Biblioteca de Apoio, Hemeroteca (coleção de jornais), o acervo iconográfico (fotografias e gravuras), a documentação pública da Prefeitura de Itajaí, da Câmara de Vereadores e do Fórum, além da documentação de caráter privado, como coleções e dossiês. O prédio de dois andares, construído em 2001, recebeu pintura externa, nos muros e portão, além de letreiros em aço na fachada e um painel de identificação no muro.

Essas são apenas algumas medidas para revitalizar o espaço, que não recebia pintura há 11 anos. “A conservação agora é visível por quem passa aqui. Antes o prédio estava deteriorado e há tempos não recebia cuidados”, garante Vera Lucia de Nóbrega Estork, diretora da instituição.

A restauração da Casa Lins e a revitalização do prédio anexo, que juntos compreendem o Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí (CDMH) são vistas com bons olhos pela comunidade e por pesquisadores. “O acesso continua bom, a entrada voltada para o rio e o mar ficou ainda mais bonita”, afirma Amauri Moraes dos Santos, 55 anos, farmacêutico sanitarista.

Em virtude do processo de restauro na Casa Lins, os pesquisadores podem ter acesso ao CDMH pela Avenida Ministro Victor Konder (Beira Rio), 70 – Centro.

Saiba mais:

O Centro de Documentação e Memória Histórica da Fundação Genésio Miranda Lins abriga a Casa Lins, o Arquivo Público de Itajaí, a Biblioteca de Apoio, a Hemeroteca (coleção de jornais), o acervo iconográfico (fotografias e gravuras), a documentação pública da Prefeitura de Itajaí, da Câmara de Vereadores e do Fórum, além da documentação de caráter privado, como coleções e dossiês. O anexo foi construído no dia 18 de maio de 2001 especialmente para a salvaguarda e conservação dos acervos de valor histórico do município.

O Centro de Documentação possui acervo com 33 mil fotografias, mais de 300 mil documentos, 175 coleções, 29.845 exemplares de periódicos, 12.793 mapas, plantas arquitetônicas e cartazes, dossiês e fundos privados e a Biblioteca de Apoio com mais de seis mil livros.

Mais informações sobre o CDMH podem ser obtidas no site da Fundação Genésio Miranda Lins (www.fgml.itajai.sc.gov.br) ou pelo telefone: 3348-1886.

Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí é totalmente revitalizado