Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de blitz educativa

Ação buscou conscientizar para a redução do índice de violências
Data de inclusão: 04/07/2019 18:33

A blitz educativa “Respeite as Famílias, Rejeite as Violências”, realizada na segunda (1º) e quinta-feira (4), abordou mais de 200 veículos em Itajaí. Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Diretoria de Educação Integral e Ações Educativas (DEIN), a ação contou com cerca de 60 alunos nas abordagens com foco na educação no trânsito. Uma nova blitz educativa deve ocorrer em outubro.

> Leia mais notícias sobre Educação

Na segunda-feira, a blitz ocorreu na Avenida Marcos Konder, próximo ao Museu Histórico de Itajaí e na avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio). Já na quinta-feira, a iniciativa se concentrou nas avenidas Independência e Brasília, no bairro Cordeiros e na avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul), em frente à Câmara de Vereadores de Itajaí. As atividades foram das 8h30 às 17h30.

Os alunos entregaram materiais educativos e fizeram questionamentos aos motoristas, como: uso do cinto de segurança, manuseio do celular enquanto dirigem e se respeitam o limite de velocidade da via. O objetivo foi estimular, nos alunos e em quem é abordado pela blitz, hábitos e comportamentos seguros. A intenção é alertar para questões do trânsito e no combate a qualquer condição de violência, seja contra a mulher, criança, idoso ou animais.

“Esta maneira de abordagem para diferentes tipos de violências visa mais que uma orientação, visa uma mudança no paradigma. Acreditamos que, colocando nossas crianças como mediadoras desse pensamento, teremos grandes aliados para alcançarmos a valorização da família e combatermos as violências”, comenta Rudneia Schuller, supervisora de Programas Gestão Compartilhada.

A blitz contou com o apoio da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) e da Diretoria de Educação para o Trânsito (Edutran). Além disso, os Mobilizadores Sociais pela Educação dos Programas Gestão Compartilhada e Diversidade Étnico-Racial de Gênero e Combate ao Bullying apoiaram a ação.

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de blitz educativa