Demolição inicia plano de expansão da capacidade viária em Itajaí

Imóveis na esquina da Rua José Eugênio Müller e Travessa André Barbi serão retirados neste sábado, a partir das 14h
Data de inclusão: 24/11/2017 08:45

A tarde deste sábado (25) marca o início da ampliação da estrutura e capacidade viária no Município de Itajaí. Os três imóveis entre a Rua José Eugênio Müller e Travessa André Barbi darão espaço para o prolongamento da Rua Aberto Werner até a Rua Brusque. Esta será a primeira obra para a implantação de uma nova organização do trânsito em binários no Centro de Itajaí.

O projeto é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo e a demolição será a partir das 14h, pelas equipes e maquinário da Secretaria de Obras e Serviços Municipais.

O prolongamento da Rua Alberto Werner liga seus mais de 1,5 quilômetros à Rua Brusque. Para que a via iniciada na Rua Irineu Bornhausen fosse ligada, foram desapropriados três imóveis em investimentos de quase dois milhões de reais. Já a Rua Juvenal Garcia terá mais de um quilometro de extensão para se ligar na Rua Brusque. Para esta ação, serão necessárias 10 desapropriações, sendo sete completas e três parciais. O processo está em fase de definição dos valores de indenização dos imóveis.

Com os prolongamentos das ruas Alberto Werner e Juvenal Garcia ligadas na Rua Brusque será possível implantar dois binários concomitantes no Centro de Itajaí. Um será a finalização do binário entre as ruas José Eugênio Müller e Alberto Werner que hoje se encontra parcial até a altura da Rua Emília Kuhn da Silva. O outro binário envolveria as ruas Brusque e Juvenal Garcia e ruas adjacentes para interligação e retorno das vias.

Além dos binários entre as ruas Alberto Werner e José Eugênio Müller e as ruas Juvenal Garcia e Brusque outras desapropriações deverão prolongar mais duas vias em Itajaí e garantir maior mobilidade. O prolongamento das ruas Umbelino Damásio de Brito e Herculano Corrêa vai possibilitar os binários entre as Ruas Uruguai e Umbelino de Brito e outro entre as avenidas Marcos Konder e Sete de Setembro.

As obras irão transformar o cotidiano de motoristas e pedestres ao diminuir as filas e entroncamentos no trânsito. Com essas medidas, o Município Itajaí espera melhorar ainda mais a qualidade de vida dos cidadãos que ganharão com a redução de tempo nos deslocamentos na cidade. “Essas mudanças irão revolucionar o trânsito de Itajaí. Estamos pensando na coletividade e respeitando os parâmetros legais, para executar melhorias acima de interesses pessoais”, avalia o Prefeito Volnei Morastoni.

“O binário é a melhor forma de organizar o fluxo de veículos na cidade. O principal fator de acidentes são cruzamentos e saídas de rua sem critério. Organizar, de maneira constante, o fluxo de automóveis beneficiará também o tempo das viagens do transporte coletivo e a segurança dos pedestres”, ressaltou o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Urbanismo, arquiteto Ricardo Rebello. De acordo com o assessor especial Auri Pavoni “essas modificações irão dobrar a capacidade viária e garantir fluidez no Trânsito. Teremos um novo trânsito em Itajaí, projetado a médio e longo prazo”. Todas as mudanças serão custeadas com recursos próprios do Fundo Municipal de Urbanismo, arrecadados através do Solo Criado e outras receitas.

____________________________
Informações Adicionais: