Agentes comunitários de saúde concluem curso de formação inicial

Ao todo, 77 profissionais do município se formaram nesta terça-feira (3)
Data de inclusão: 03/10/2017 17:39

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (3) a formatura de 77 agentes comunitários de saúde no Curso de Formação Inicial, no auditório da Secretaria de Educação. A capacitação tem como objetivo preparar esses profissionais para uma melhor atuação nos cenários de práticas do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando a qualificação do processo de trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).

O Curso de Formação Inicial de Agentes Comunitários de Saúde foi realizado pela Escola Técnica do SUS de Blumenau com recursos provenientes do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS), do Ministério da Saúde. O treinamento tem carga horária de 400 horas e ocorreu de abril a agosto de 2017.

Na solenidade de formatura, o secretario de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, destacou a oportunidade que o curso proporcionou aos profissionais para renovação de conceitos. “Muitos de vocês já estavam desempenhando a função de agente comunitário de saúde, mas agora, certamente, estarão mais preparados para realizar o acolhimento em suas unidades básicas de saúde, fazer as visitas domiciliares e contribuir para o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família”, afirmou.

Esta foi a quarta edição do Curso de Formação Inicial de Agentes Comunitários de Saúde realizado em Itajaí. Ao todo, o município conta com 312 profissionais da área, sendo que cerca de 95% deles já passaram pela formação inicial. “Esse curso é de fundamental importância, pois contribui para uma reflexão crítica dos processos de trabalhos das equipes de Saúde da Família”, completa a enfermeira Roberta Barros de Souza, supervisora da Estratégia Saúde da Família em Itajaí.

______________________________
Secretaria de Saúde de Itajaí