Codetran encerra vistorias das vans escolares

67 veículos estão regulares para realizar o transporte escolar
Data de inclusão: 31/07/2017 12:02

A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) encerrou as vistorias semestrais nos veículos de transporte escolar. O trabalho foi realizado juntamente com a Secretaria de Urbanismo e resultou em 67 veículos regulares para a volta às aulas. Os proprietários com pendências ou que não compareceram devem agendar a vistoria pelo telefone 3341-6071.

A vistoria é realizada semestralmente, sempre nas semanas que antecedem o início do período escolar. Neste segundo semestre, foram vistoriadas 72 vans escolares e 67 estão aprovadas para o transporte regular de estudantes. Cinco veículos apresentaram pendências que precisam ser corrigidas e outros quatro, cadastrados no primeiro semestre, não compareceram.

No processo de vistoria são analisadas as seguintes documentações: alvará válido; comprovante de residência atualizado; habilitação categoria “D” ou “E”; curso SEST / SENAT dentro da validade; atestado de bons antecedentes atualizado; documento do veículo; apólice de seguro com comprovante de pagamento; inspeção veicular (para veículos acima de 10 anos); certificado de tacógrafo (INMETRO) dentro da validade; RG e CPF do monitor; comprovante de pagamento da taxa da vistoria e do licenciamento para transporte escolar.

São avaliadas também as condições de conservação do veículo, como as faixas laterais e traseiras, extintor de incêndio, lanternas dianteiras, traseiras e superiores, cintos de segurança, forração interna, sinalização sonora e pneus.

“Esse serviço é muito sério, estamos lidando vidas. Estar com as documentações em dia e com o veículo em condições adequadas de uso é uma obrigação”, reforça o diretor de fiscalização, Eduardo Teodoro Pereira.

O Coordenador da Codetran, Robson Allan Costa, destaca que os pais devem ficar atentos ao selo de inspeção ao contratar esse tipo de serviço. “Os pais devem se atentar ao selo, que assegura a regularidade daquele transporte, garantindo assim a segurança dos filhos”.

A Codetran ainda ressalta que é infração grave efetuar o transporte sem a inspeção e gravíssima com a ausência de algum item de segurança.

Codetran

Secretaria de Urbanismo