Escola Aníbal César realizou Ação Educativa “Itajaí Informa”

O artista plástico e ex-aluno da escola, Walmir Binhotti foi homenageado
Data de inclusão: 20/06/2017 10:10

No período de 2 a 14 de junho, a Escola Básica Aníbal César realizou a Ação Educativa “Itajaí Informa”, um estudo específico, intensificado e de caráter informativo sobre o município. Foi uma atividade escolar alusiva à comemoração dos 157 anos de Itajaí, que terminou com uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos na última quarta-feira (14).

Durante a ação aconteceu o estudo da biografia do artista plástico Walmir Binhotti, premiado internacionalmente, ex-aluno da escola e que esteve presente no encerramento do evento, quando falou com estudantes desta unidade de ensino.

Ele relembrou que hoje é um artista plástico graças a um passeio que a escola promoveu em 1978. “A professora Teresa Nunes levou os seus alunos para conhecerem o prefeito da época, ao museu, mas quando entrei na Igreja Matriz, e vi as pinturas de Aldo Locatelli, me chamou muito atenção. A partir daí comecei a desenhar e nunca mais parei”, lembra o artista.

No início ele tinha dificuldade de fazer os desenhos, não por falta de talento, mas pelas reclamações de seu pai. “Eu fazia desenho em todos os meus cadernos e meu pai reclamava que eu estava gastando folhas a toa. Até que um dia fiz o retrato dele. Ai ele se convenceu que seu filho era um artista”, explicou.

A primeira professora de Binhotti na Escola Aníbal César, dona Teresa Nunes, também esteve presente nas homenagens prestada ao artista e disse estar surpresa com a fama alcançada por um ex-aluno seu. “É gratificante ver aonde ele chegou. Estou realmente emocionada”, falou.

Valmir Binhotti hoje é um artista reconhecido internacionalmente, já participou de exposição em vários países, entre eles: Áustria, Portugal, Espanha, Itália, França e Índia.

Paulo Camisotti

Escola Aníbal César realizou Ação Educativa “Itajaí Informa”