Centro Integrado de Saúde inaugura para comunidade dia 24 de junho

Evento acontece às 9h na recepção da Unidade de Assistência Médica Especializada
Data de inclusão: 12/06/2017 10:38

Uma das obras mais esperada pela comunidade itajaiense, o Centro Integrado de Saúde (CIS) vai abrir as portas ainda neste mês. A inauguração do complexo ocorre dia 24 de junho, às 9h, com a presença do prefeito Volnei Morastoni. O ato faz parte das comemorações do aniversário de 157 anos de Itajaí. Na segunda-feira (26), a população já vai poder fazer uso dos serviços oferecidos no complexo.

Localizado na Avenida Adolfo Konder, no bairro São Vicente, o CIS vai concentrar os atendimentos de algumas unidades da rede municipal de saúde, facilitando o acesso da população aos serviços atualmente oferecidos em diferentes locais da cidade. A expectativa da Secretaria de Saúde é fazer aproximadamente 15 mil atendimentos mensais.

Com cerca de sete mil metros quadrados de área construída, o CIS vai contar com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Porte III para urgências e emergências, a Unidade de Assistência Médica Especializada, que oferecerá consultas especializadas, pós-consultas e exames, o Laboratório Municipal para elaboração de exames laboratoriais de urgência e emergência, além de parte do setor administrativo da Secretaria de Saúde de Itajaí. Todos os ambientes são climatizados e adequados para oferecer serviços de qualidade à população.

As principais adequações para que a obra fosse concluída nesse prazo envolvem parte elétrica, hidráulica e lógica, bem como a liberação dos alvarás sanitário, ambiental, de funcionamento e do Corpo de Bombeiros. Também foi necessária a abertura de processo seletivo para contratação de profissionais, além de licitação para compra de equipamentos, materiais, medicamentos, serviço de limpeza e manutenção.

“O CIS será de alta relevância na nova conjuntura da saúde pública de Itajaí. Sua localização estratégica possibilitará acessibilidade da população a todos os serviços do complexo. Certamente, um grande ganho do SUS no município”, afirma a secretária adjunta de Saúde, Ilse Barboza, que coordenou os trabalhos de adequação do complexo à realidade do município.

Serviços oferecidos no CIS

O Pronto Atendimento (PA) do São Vicente, que atende urgências e emergências, é um dos serviços que será instalado no CIS neste mês. Porém, a Secretaria de Saúde de Itajaí solicitou ao Ministério da Saúde a transformação do PA em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Porte III para receber um incremento de R$ 500 mil mensais para custeio. Com a mudança, o PA poderá atender a demanda atual com maior comodidade e eficiência. A estrutura ficará em uma área de 2.050 metros quadrados com consultórios adultos e pediátricos, sala de curativos, eletrocardiograma, radiologia e leitos para observação. A UPA 24 horas terá ainda farmácia/dispensário e sala de emergência.

O Posto de Assistência Médica (PAM), que atualmente está localizado no Centro, será instalado no CIS como Unidade de Assistência Médica Especializada. O local vai oferecer consultas especializadas, pós-consultas, exames cardiológicos (esteira, holter, mapa e eletrocardiograma) e ultrassonografia. O setor de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria ficará junto à unidade para garantir mais facilidade na marcação de cirurgias e exames, bem como na prestação de informações à comunidade. Ao todo, são mais de dois mil metros quadrados de área com consultórios amplos e modernos, espaço para avaliação e pós-consulta, sala de apoio e diagnóstico, entre outros ambientes.

Outro serviço que será instalado no CIS é o Laboratório Municipal, que hoje fica no Centro da cidade. Além de exames laboratoriais, como carga viral, HIV, hepatite, toxoplasmose, tuberculose e dengue, o Laboratório também vai atender a demanda da urgência e emergência, agilizando diagnósticos e agregando mais qualidade ao atendimento. A estrutura oferecerá salas de coleta, laboratórios integrados e sala de laudos em uma área de 620 metros quadrados.

A Secretaria de Saúde de Itajaí estará ainda mais próxima das demandas da comunidade com a inauguração do CIS. Parte do setor administrativo da Secretaria vai ocupar uma unidade que inicialmente seria destinada apenas para administração do complexo.

____________________________
Informações adicionais: