Blitz educativa conscientiza motoristas sobre o Movimento Maio Amarelo

Programação segue até o dia 31 de maio
Data de inclusão: 10/05/2017 14:57

Na tarde desta terça-feira (09) a Diretoria de Educação para o Trânsito (Edutran) realizou mais uma blitz educativa alusiva ao movimento maio amarelo. Os agentes da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) alertaram os motoristas sobre os perigos de dirigir em alta velocidade e a importância do uso do cinto de segurança, e demais dicas para os condutores. A ação foi realizada na Av. Abrahão João Francisco, Contorno Sul, entre às 14h e 17h.

Além da blitz educativa, outras ações serão desenvolvidas ao longo de todo o mês de maio. A intenção é atingir todas as faixas etárias com passeios ciclísticos e panfletagem. A programação ainda inclui palestras em escolas e empresas, além do início do Projeto Motorista do Futuro com material exclusivo produzido pela equipe da Codetran. “O principal objetivo das ações é educar os condutores do município para evitar acidentes de trânsito”, explica o diretor de Educação para o Trânsito, Jackson Neri da Camara.

Blitze educativas temáticas também estão programadas para todo o mês de maio em pontos estratégicos da cidade. Nos dias 20 e 27, as ações vão integrar os municípios de Itajaí e Balneário Camboriú em ação conjunta na rodovia Osvaldo Reis.

Passeio ciclístico

O grande marco do Maio Amarelo em Itajaí será no dia 21 com a realização de um passeio ciclístico com a colaboração da Codetran, Edutran, Associações de Ciclistas da região e empresas que se unirão em prol do movimento. O passeio saíra às 9h30 da Igreja Matriz e seguirá até a passarela da Praia Brava. No local, se reunirão os ciclistas das cidades de Itajaí, Camboriú e Balneário Camboriú.

Antes da saída da Igreja Matriz serão distribuídas camisetas do movimento, desenvolvidas por empresas parceiras, e as bicicletas poderão ser decoradas. Na chegada na praia, haverá distribuição de água e frutas aos participantes.

Projeto Motorista do Futuro

O projeto piloto, realizado inicialmente na Escola Básica João Duarte, tem por objetivo conscientizar as crianças de forma lúdica para as regras e condutas no trânsito, além de preparar cidadãos melhores na vivência com as demais pessoas e com o meio ambiente.

Investir nas crianças é investir no futuro. Com esta visão a Diretoria de Educação para o Trânsito de Itajaí desenvolveu este material, onde as crianças observam diversas situações do trânsito e, brincando e colorindo, aprendem as regras básicas da legislação, cuidados com meio ambiente e cidadania.

A cartilha faz parte do Programa Motorista do Futuro, a partir da qual várias ações educativas idealizadas serão desenvolvidas em escolas públicas e privadas do Município de Itajaí, além de atividades com jovens e adultos por meio de palestras, treinamentos e blitze educativas.

Confira a programação completa*

*Programação sujeita a alterações

10/05: Programa Motorista do Futuro Escola Básica João Duarte / Salas 102 e 103 / 15h38 às 16h34 e 16h34 às 17h30
11/05: Programa Motorista do Futuro Escola Básica João Duarte / Sala 202 / 16h34 às 17h30