Empresa italiana apresenta projeto de reciclagem de resíduos no Município de Itajaí

Lixo poderá ser reaproveitado em produtos reciclados, pavimentação e até construção de residências populares
Data de inclusão: 26/04/2017 17:10

O Gruppo America Latina Ambiente e a Universidade Sapienza de Roma apresentaram o projeto de usina de reciclagem de resíduos para o Município de Itajaí. A proposta foi intermediada pelo Itajaí Participações e pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria e foi discutida com o Prefeito Volnei Morastoni e seu secretariado na tarde desta quarta (26) na prefeitura.

O projeto original prevê um complexo de quatro blocos da usina para destinação de reciclados, resíduos urbanos, agrícolas e de construção civil. A usina tem capacidade para gerar energia térmica, água, insumos para pavimentação e até material para construção de residências populares. A iniciativa vem ao encontro da preocupação do Município de Itajaí em modelos inovadores de sustentabilidade ao propor geração de emprego e tecnologia para a cidade.

A implantação da usina conta com a parceria do senador italiano Domenico Scilipoti, representado na reunião por seu chefe de gabinete Antonio Pulcini. Em vista das propostas, o Prefeito Volnei assumiu o compromisso de fornecer todos os dados técnicos para elaboração do projeto. “Vamos fazer o que é melhor para Itajaí.” Destacou ainda as conversas com a autoridade italiana “Eu e o senador conversamos por telefone e ele confirmou que virá à Itajaí para conhecer nossa cidade e conversamos sobre o projeto e possíveis destinações de recursos”.

O arquiteto e urbanista Matteo Sernesi, do Gruppo America Latina Ambiente, explica que sua proposta “valoriza a sustentabilidade e possibilita o crescimento industrial e tecnológico. Reforça os laços entre o povo brasileiro e italiano”. Para Antonio Pulcini “o projeto é muito importante para o povo de Itajaí. Conhecemos sua história muito rica e observamos o potencial de desenvolvimento econômico em virtude de seu porto”.

A comitiva italiana acompanhada por Flávio Furtado, diretor de operações da Itajaí Participações, e Enzo Bergamaschi, conselheiro institucional da Câmara Ítalo-Brasileira, visitará ainda a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para discutir com a instituição a parceria de conhecimento científico para o projeto.

_________________________________
Itajaí Participações