Secretário nacional recebe demandas durante visita a Itajaí

Rogério Abdalla também anunciou a vinda de novos profissionais do programa Mais Médicos
Data de inclusão: 13/03/2017 17:54

O secretário Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, Rogério Luiz Zeraik Abdalla, conheceu, nesta segunda-feira (13), a estrutura dos hospitais e unidades de saúde de Itajaí. A convite do prefeito Volnei Morastoni, Abdalla veio a cidade para conferir de perto a realidade do município e receber as reivindicações de recursos para a área da saúde.

"A visita do secretário é histórica para Itajaí. Esperamos que esse olhar especial do Ministério da Saúde para nossos hospitais e nossas unidades se reflita em apoio com os recursos que necessitamos para melhorar o atendimento à população", afirmou o prefeito Volnei Morastoni.

A visita iniciou pelo Hospital Marieta Konder Bornhausen, onde a diretoria formalizou pedidos para aumento de custeio de leitos, auxílio para aquisição de equipamentos e habilitação de sala de emergência como UTI, entre outras demandas. A diretora geral Irmã Mércia Lemes ainda ressaltou a alta complexidade atendida pelo hospital, que tem 384 leitos e é referência para a região, bem como a necessidade de verbas para reduzir o déficit mensal.

Em seguida, o secretário Nacional conheceu as instalações do Hospital Universitário Pequeno Anjo. Ele foi recebido pelo reitor da Univali, Mário César dos Santos, que também apresentou seus pleitos ao governo federal. Com mais de 38 mil atendimentos infantis feitos em 2016, o hospital solicita a liberação de recursos já aprovados em convênio (aproximadamente R$ 136 mil), além de apoio para ampliação, compra de equipamentos e reforma do pronto-socorro.

Investimentos na saúde

Rogério Abdalla também percorreu algumas unidades de saúde do município. Ele pôde conferir de perto a estrutura do Pronto Atendimento (PA) do São Vicente, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cordeiros e da Unidade Básica de Saúde do Rio Bonito. A ampliação da UBS do Rio Bonito, por exemplo, foi uma das reivindicações de Itajaí junto ao governo federal. A prefeitura solicitou R$ 1,5 milhão para construção de uma nova unidade no local, que atende mais de 20 mil pessoas.

“Agora já tenho conhecimento das demandas do município. A estrutura é boa, mas falta dinheiro para o custeio, algumas reformas e equipamentos, assim como no Brasil todo está faltando. Mas vamos atender o município, estamos avaliando o que realmente é necessário”, ponderou o secretário Rogério Abdalla.

Outra visita programada nesta segunda foi ao Centro Integrado de Saúde (CIS), onde Abdalla recebeu pedidos para transformação da estrutura do Pronto Atendimento em uma UPA Porte III. Dessa forma, o município poderá receber R$ 500 mil mensais para custeio do atendimento. O secretário gostou bastante das instalações do CIS e disse que irá encaminhar a demanda ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Também foi entregue ao secretário Nacional um pedido de recursos, na ordem de R$ 5,3 milhões, para realização de um mutirão de consultas e exames especializados. A intenção do mutirão é reduzir a fila de espera por esses procedimentos e agilizar o atendimento à população.

Mais Médicos

Rogério Abdalla anunciou ainda boas notícias para a atenção básica do município, com o aumento na quantidade de médicos do programa Mais Médicos. Atualmente, há 12 profissionais atuando nas unidades básicas de saúde da cidade – número que passará para 20 ainda este ano. Em março, os primeiros quatro médicos já devem chegar ao município, e o restante no próximo edital do programa, previsto para abril.

Secretaria de Saúde de Itajaí

Maikeli Alves