Mutirão de combate à dengue já retirou mais de mil caminhões de entulho

Secretaria de Obras retomou os trabalhos no bairro Cordeiros nesta quarta-feira (01)
Data de inclusão: 01/03/2017 17:02

Mais de mil caçambas de entulho foram retiradas pelo mutirão de combate à dengue somente neste ano em Itajaí. A Secretaria de Obras e Serviços Municipais retomou os trabalhos após o Carnaval nesta quarta-feira (01) no bairro Cordeiros, onde a preocupação maior é com o lixo acumulado nos terrenos baldios. No local, foram recolhidos 323 caminhões do dia 8 de fevereiro até esta quarta.

As equipes da Secretaria de Obras encerraram o recolhimento na parte alta do Cordeiros e agora estão concentradas na parte baixa. Nesta quinta-feira (02), o mutirão seguirá pela Rua Abílio Corrêa de Melo até a Rua João Gercino, das 7h às 13h. O caminhão Cata Treco continua acompanhando os trabalhos para que os moradores possam descartar resíduos e entulhos.

Conscientização

Apesar do esforço da Secretaria na limpeza urbana, moradores já voltaram a depositar lixo em terrenos que foram limpos em outros bairros. “Nos preocupa muito essa situação, porque não daremos conta de limpar se o pessoal continuar jogando lixo dessa forma. Precisamos da colaboração da população. O mutirão não é a saída, é apenas uma solução emergencial”, reforça o secretário de Obras e Serviços Municipais, Amarildo Madeira.

Os entulhos recolhidos, principalmente de terrenos baldios, vão desde eletrodomésticos, móveis, colchões, materiais de construção até lixo doméstico. “Nós temos uma coleta de resíduos eficiente em toda a cidade, então não há necessidade de descartar o lixo doméstico nos terrenos. Cada um é responsável pelo que lixo que produz e o seu descarte. Os moradores precisam se conscientizar disso”, complementa o secretário.

Até agora, a Secretaria de Obras recolher 323 caçambas de entulho no Cordeiros, 546 cargas no Cidade Nova e 150 no São Vicente. Paralelo ao mutirão de limpeza, os agentes de endemias da Secretaria de Saúde continuam visitando casas e reforçando as orientações para eliminar criadouros do Aedes Aegypti nos bairros São Vicente, Cidade Nova, Cordeiros e Centro.

Secretaria de Obras de Itajaí

Maikeli Alves