Rádio Costeira divulga relatório do mês de outubro

Serviço é mantido pela Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura e Univali
Data de inclusão: 04/11/2016 16:47

A Rádio Costeira de Itajaí registrou 2220 transmissões durante o mês de outubro. O serviço serve de elo entre trabalhadores pesqueiros em alto mar e a terra firme com informações sobre movimentação das embarcações, de preservação de espécies, intempéries, além de recados comerciais e particulares. No último mês, foram elaboradas 31 previsões do tempo exclusivas para os pesqueiros. As previsões foram transmitidas sete vezes ao dia, totalizando 210 transmissões.

No relatório de prestação de contas, foram informadas 340 transmissões sobre embarcações trabalhando, 540 sobre saídas e 343 entradas na barra do Itajaí-Açu, 92 sobre atracações, 18 sobre ancoragens, 41 sobre navegação para pesqueiros, 57 recados para ou da empresa, 11 recados particulares e 95 teste de rádio. Além disso, foram registradas 281 outras ocorrências sendo 195 transmissões a Pedido da CGG Brasil avisando às embarcações pesqueiras sobre atividades do navio PSC Vega, realizando testes sísmicos na Costa da Bacia de Santos, incluindo a costa paranaense e catarinense e 86 avisos de alerta para os casos de naufrágios e urgência que tivemos.

Sobre orientações para o atendimento de situações de emergência a tripulantes a bordo de barcos pesqueiro, foram três naufrágios em outubro, com 21 vítimas e mais três barcos em situação de emergência. De acordo com o relatório, os períodos de maior registro de atividades foram do meio-dia às 18 horas, com 1002 registros, e das 6h ao meio-dia, com 648 transmissões.

A Rádio Costeira é fruto de uma parceira entre a Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura e a Universidade do Vale do Itajaí. O órgão presta seus serviços durante os sete dias da semana sem interrupção.

Informações Adicionais:

Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura