Painel cerâmico da antiga prefeitura está sendo montado no Átrio

Painel confeccionado em 1972 por artista italiano foi restaurado e voltou para a prefeitura
Data de inclusão: 06/10/2016 17:07

Quem conheceu o prédio da antiga Prefeitura de Itajaí com certeza lembra do painel cerâmico da fachada do edifício. Produzido pelo artista italiano Franco Giglio, em 1972, ele representa toda a história do povo Itajaiense remetendo às culturas locais, como o mar, as embarcações e as madeireiras, presentes no município nos anos 70. Intitulado de “Itajaí”, o painel que durante 16 anos ficou guardado, foi restaurado e agora está sendo montado no Átrio Municipal.

A montagem das primeiras peças começou nesta quinta-feira (06) após um trabalho minucioso de restauração, separação e mapeamento feito pelo historiador e artista plástico Dagoberto Coelho que, no início, contou com a ajuda do artista plástico Silvestre João de Souza Júnior, falecido em julho de 2015.

A montagem está sendo feita por Dagoberto Coelho. Ao todo serão colocadas 360 peças em um painel de 5,20 m por 5,20 m. A previsão é concluir o painel no final de outubro. No mês de setembro os primeiros passos para a montagem começaram com a colocação de uma moldura de aço e cimento para dar sustentação ao painel na parede do átrio. Logo após, um mapa de localização em tamanho real serviu de suporte para a numeração das peças. “Agora, os itens de cerâmica que compõem toda a imagem estão sendo fixados com suporte e argamassa, para ao fim ser feita a limpeza e os últimos retoques”, comenta Dagoberto.

História do Painel

O painel foi produzido pelo artista italiano Franco Giglio em 1972 para ficar na frente da antiga Prefeitura Municipal de Itajaí, localizada na Rua Coronel Eugênio Müller. Em 2000, o prédio da Prefeitura foi demolido e a obra retirada pelos ceramistas Silvestre João de Souza e Dagoberto Coelho. As peças ficaram guardadas no arquivo público do município até o ano passado, quando começaram as restaurações. Segundo o Professor e Historiado Edison d’Avila, o painel foi feito para embelezar a antiga prefeitura e agora ganha um novo espaço.

Informações Adicionais:

Painel cerâmico da antiga prefeitura está sendo montado no Átrio