Nos dias 04 e 05 de abril, o Procon percorreu oito supermercados de Itajaí para avaliar os preços da Cesta Básica e também itens de Grandes Marcas que são consumidos por grande parte dos consumidores (Faça o download da pesquisa abaixo da foto).
Na Cesta Básica são pesquisados 21 itens, sempre buscando o preço mais baixo de cada produto, sem levar em consideração a marca do produto. Já na pesquisa das Grandes Marcas, foram avaliados os preços de 32 produtos, considerando as características da marca analisada.
Na pesquisa da Cesta Básica foi possível constatar que o Papel Higiênico (quatro rolos de 30 metros) teve uma maior variação de preço, de R$ 1,85 a R$ 6,19, sendo uma diferença de 234,59% entre o mais barato e o mais caro. O leite, por sua vez, teve a menor variação de preço, entre R$ 2,15 e R$ 2,55. A soma dos itens mais baratos da cesta básica ficou em R$ 66,76 e dos itens mais caros ficou em R$ 120,51, uma variação de 72,80%.
Em relação à pesquisa de preço das Grandes Marcas, a menor variação de preços foi constatada no refrigerante (Coca-Cola) de 6,81% e a maior variação foi constatada na Água Sanitária (Q-boa), a qual variou 150,68% entre o mais barato e o mais caro. A soma dos itens mais baratos das grandes marcas ficou em R$ 183,68, e a soma dos itens mais caros ficou em R$ 308,45, uma variação de 41,92%.
“A pesquisa das grandes marcas é um dos nossos diferenciais. Como a marca é a mesma, fica mais fácil do consumidor decidir onde quer comprar. Diferente da pesquisa de preço tradicional da cesta básica, quando a qualidade e a marca não são levadas em consideração, apenas o preço”, esclarece o coordenador do Procon, Rafael Martins.
___________________
Informações Adicionais:
Procon Itajaí
(47) 3348-6906