Concurso gastronômico elege melhor prato à base de pescados

Evento teve a participação de oito boxistas dos mercados de peixe de Itajaí
Data de inclusão: 17/04/2014 10:20

Eles tiveram 90 minutos para elaborar um prato à base de pescados e durante este período foram avaliados por cinco jurados. Ao término do tempo estipulado, os participantes apresentaram as receitas, a comissão julgadora fez a degustação, avaliou e definiu os três primeiros lugares do concurso.

Fátima Vanzuita, representando o Empório Gourmet Itajahy, localizado no Mercado Público, ficou com o primeiro lugar ao preparar uma desconstrução do camarão na moranga.  “Essa experiência foi inesquecível para mim porque coloquei no prato a paixão que tenho por cozinhar e fui reconhecida por isso”, declarou a vencedora.

O prato, segundo a nutricionista da Vigilância Sanitária e organizadora do evento, Elinia Mateus Melnek, tem excelente valor nutricional. “Cada 100 gramas possui apenas 66 calorias, 10 gramas de carboidrato, 3,2 de proteínas e 1,4 de lipídios, ou seja, possui uma distribuição de nutrientes adequadas para uma alimentação saudável”, informa.

Elinia destaca ainda a quantidade de um nutriente muito importante. “Identificamos 31 mg de vitamina C, um poderoso antioxidante para o organismo, que corresponde a 30% da ingestão alimentar de referência”, explica.

Quatro itens foram avaliados: boas práticas na manipulação dos alimentos (higiene, temperatura dos alimentos e utilização de uniforme adequado), composição nutricional do prato, características sensoriais da preparação: cor, sabor, textura e temperatura; e apresentação visual e verbal do prato.

A competição foi acirrada e rendeu o segundo lugar ao Confit de Polvo, elaborado por Thomaz Wilbert Rabello Gragnani do Botequim do Velho Sardinha, no Mercado Público. Em terceiro lugar ficou a Moqueca de Dourado, elaborada por Charles Deggau, do Restaurante e Lanchonete Box 30, no Mercado Público.

Todos receberam certificado de participação e os três primeiros colocados ganharam certificado de premiação. “As cinco melhores receitas serão divulgadas na nova cartilha de manipulação de pescados da Vigilância Sanitária que será lançada em junho na Semana do Pescador”, informa Elinia.

O concurso gastronômico voltado aos boxistas dos mercados de peixe de Itajaí foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. A competição ocorreu na terça-feira (15), das 14 às 17 horas, na cozinha do curso de Gastronomia da Univali em Balneário Camboriú.

“Este concurso gastronômico é parte integrante de uma série de atividades desenvolvidas pela Vigilância Sanitária de Itajaí para reformulação da cartilha educativa sobre pescados”, explica o Diretor da Vigilância Sanitária de Itajaí, Luiz Spinosa.

Segundo o diretor, no ano passado foi realizado um encontro educativo com os manipuladores de pescados dos três Mercados do Peixe de Itajaí. O setor ainda entrevistou os consumidores de pescados durante a aquisição de frutos do mar para compor uma nova cartilha, constituída pelas dúvidas dos manipuladores e dos consumidores de pescados, além das receitas vencedoras deste Concurso Gastronômico.

Este projeto é fruto da Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos, concluída pela Nutricionista da Vigilância Sanitária de Itajaí, Elinia da Silva Mateus Melnek, o qual recebeu indicação à premiação e venceu em 1º lugar as etapas local e estadual (final) do “Prêmio Talento Profissional SENAC 2013”, na categoria pós-graduação.

-------------------------------

Elinia Mateus Melnek – Nutricionista da Vigilância Sanitária