Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Vigilância Sanitária

Capacitação “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos” completa nove anos
Data de inclusão: 15/08/2013 16:11

Nesta sexta-feira (16), a Vigilância Sanitária de Itajaí comemora nove anos da implantação da Capacitação em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. As atividades iniciaram em agosto de 2004 de forma pioneira na região. Isto porque, somente no mês seguinte, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou a Resolução RDC nº 216/2004, determinando que os manipuladores de alimentos fossem capacitados em temas relacionados às boas práticas.

O documento torna obrigatória a participação dos manipuladores de alimentos nas palestras e vincula esta participação à emissão ou renovação da Carteira de Saúde, também estabelecido em legislação municipal. De acordo com o Código Sanitário de Santa Catarina, a Carteira de Saúde é um documento obrigatório que habilita o funcionário a manipular gêneros alimentícios. 

“Além da capacitação em boas práticas, os manipuladores de alimentos são submetidos anualmente a exames laboratoriais (hemograma, VDRL e parasitológico de fezes) e consulta com médico do trabalho, sendo que todas as atividades são gratuitas, através do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica o Diretor da Vigilância Sanitária de Itajaí, Luiz Antônio Spinosa. 

Atualmente são realizadas mais de 180 palestras e capacitados, aproximadamente, 7000 manipuladores de alimentos por ano. Os encontros são ministrados pela nutricionista e fiscal sanitária Elinia da Silva Mateus e têm duração de duas horas. Dentre os assuntos abordados, destaque para o controle de micro-organismos, higiene pessoal e ambiental, cuidados na manipulação e higienização dos gêneros alimentícios, qualidade da água, controle integrado de pragas, descarte de resíduos, dentre outros. 

Para emissão ou renovação da Carteira de Saúde, o manipulador de alimentos deve dirigir-se ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Itajaí (CERESTI), localizado na Rua Carlos Seára, nº 435, Vila Operária, portando a carteira de identidade. “Fazemos o cadastro do manipulador de alimentos, emitimos a requisição para os exames laboratoriais e, quando estes ficam prontos, basta telefonar para o CERESTI e agendar a consulta médica e a palestra, pois ambos são realizados no mesmo dia para facilitar o atendimento à população”, informa a atendente da unidade, Elaine Josi Morais. 

O CERESTI funciona de 2ª a 6ª feira, das 07 às 12 horas e das 14 às 18 horas. As palestras são realizadas todas as terças, quartas e quintas no período matutino. Além das capacitações promovidas semanalmente no CERESTI, também são ministradas palestras nas empresas, além de treinamentos específicos, a exemplo da manipulação segura de pescados. 

De acordo com a nutricionista Elinia, inúmeras melhorias foram implementadas na emissão da Carteira de Saúde nestes nove anos como a gratuidade da consulta médica, espaço físico próprio, amplo e climatizado, sala de palestras equipada com recursos audiovisuais, materiais educativos adequados às atividades propostas, além da emissão de certificado, fornecimento de cartilha educativa e, até mesmo, coffe-break para os participantes da palestra.

Melhorias que refletem no atendimento à população. “De julho de 2012 a julho deste ano registramos 305 elogios e nenhuma reclamação relacionada ao CERESTI”, informa a Ouvidora do Disque-Saúde, Daniela Weeck.

A importância das atividades educativas promovidas pela Vigilância Sanitária de Itajaí é reconhecida em nível nacional. Esta experiência bem sucedida é relatada em diversos eventos do Ministério da Saúde e, em outubro, será apresentada no VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária e II Simpósio Pan-Americano de Vigilância Sanitária.

 

--------------------------------

Informações adicionais:

Luiz Antônio Spinosa – Diretor da Vigilância Sanitária (3249-5511)

Elinia da Silva Mateus – Nutricionista e Fiscal da Vigilância Sanitária (3249-5511)

Daniela Weeck – Ouvidora Disque-Saúde (0800-6425500)

Elaine Josi Morais – Atendente CERESTI (3908-5767)

Imagens relacionadas

Vigilância Sanitária
Vigilância Sanitária
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí