Rádio Costeira

Serviço permite contato entre pescadores e a cidade
Data de inclusão: 20/03/2013 17:28

Nesta terça- feira (19), foi aprovado durante a segunda votação na Câmara de Vereadores, o projeto que autoriza a Prefeitura a transferir recursos financeiros à Universidade do Vale do Itajaí (Univali), para o sistema de operações da Rádio Costeira da cidade.

A estação trabalha 24 horas por dia, nos 365 dias do ano. Seu objetivo é estabelecer a comunicação entre as embarcações no mar e a população na cidade, desde familiares dos pescadores até a empresa de origem dos barcos. O serviço conta com seis funcionários, em uma escala onde quatro trabalhadores executam o serviço em turnos diários de seis horas. A equipe conta com um médico para atender aos casos de emergência e um profissional da Univali que, de hora em hora,  transmite as informações meteorológicas.

Segundo o responsável pela Rádio Costeira, Jairo Romeu Ferracioli, são realizados cerca de dois mil atendimentos por dia, que mobilizam a comunicação entre os pescadores com as famílias e também com embarcações, órgãos como o Corpo de Bombeiros, Porto e Petrobrás. A previsão do tempo, gerada de hora em hora, é transmitida em boletins meteorológicos, oito vezes por dia. A Rádio Costeira conta com seis equipamentos de frequência diferentes através das estações VHF (Canais 16 e 22) e SSB (Canais 4425.60 e 5300), que acompanham toda a região sul e sudeste do Brasil, desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Sul.

De acordo com o Secretário da Pesca e Aquicultura de Itajaí, em Santa Catarina só duas rádios fazem o mesmo serviço, uma aqui em Itajaí e a outra no município de Passo de Torres, situado 265 quilômetros ao sul de Florianópolis.“ Este projeto é extremamente importante, pois para as famílias entrarem em contato com os pescadores, acima de 10 quilômetros de distância, o único meio de comunicação é por meio da Rádio, pois o celular não funciona“, explica.

É possível entrar em contato com a Rádio Costeira de Itajaí pelo telefone (47) 3346-4470, ou acompanhar o serviço pela internet, basta entrar no site da Prefeitura de Itajaí (http:// itajai.sc.gov.br) e buscar o menu 'Serviços', e lá encontrar o link da Rádio Costeira. No site, você digita o nome da embarcação, por exemplo ” Mar da Galiléia“, e lá é possível saber se os pescadores estão no mar e em qual cidade eles se encontram.

Secretaria da Pesca e Aquicultura

Rádio Costeira