Tecnologia será nova aliada na prevenção e atendimento de cheias e enchentes em Itajaí

Município desenvolve uma série de ações para diminuir os danos e riscos em catástrofes naturais
Data de inclusão: 20/05/2024 18:12

A Secretaria de Tecnologia entregou, na última semana, à Defesa Civil do Município de Itajaí uma nova solução tecnológica para agilizar e monitorar os atendimentos em situações de desastres naturais, como enchentes e alagamentos. A ferramenta notifica as diferentes forças de segurança sobre os chamados abertos pela população através dos canais oficiais.

O sistema será de manuseio exclusivo das forças municipais (Defesa Civil e Secretaria de Segurança) e de outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, durante os registros de atendimentos nos momentos de crise. A ferramenta reúne as ocorrências e os status de atendimento. Isso faz com que os agentes envolvidos saibam sobre os chamados em tempo real e evita a duplicidade, bem como a mobilização de mais de um órgão para a mesma situação.

O registro das ocorrências ficará gravado nos servidores do Município e servirá de base atualizada para os relatórios da Defesa Civil. As informações ajudarão na solicitação de auxílio e verbas após os desastres naturais.

Tecnologia é aliada dos cidadãos
Além da mais recente solução tecnológica sobre as ocorrências, a Secretaria de Tecnologia é parceira da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil em outras inciativas. No Conecta.í, aplicativo do Município de Itajaí, o cidadão tem na palma das mãos os informes sobre as chuvas, o nível dos rios na cidade e em Blumenau, Brusque e Rio do Sul, além de informações úteis sobre como agir em enchentes.

Nos momentos de calamidade, o app ainda disponibiliza o monitoramento das inundações, as ocorrências de alagamento e os locais de abrigos disponíveis. Neste final de semana, por exemplo, foi disponibilizada novamente a ferramenta que possibilita à comunidade indicar locais com alagamentos na cidade.

“Desde novembro de 2023, o Município vem utilizando a tecnologia de forma estratégica para auxiliar nos momentos de crise. Nesse sentido, trabalhamos na construção dessa ferramenta para esse comitê que reúne as forças de segurança em Itajaí”, explica o secretário municipal de Tecnologia, Murilo Allan Sodré de Souza.

Obras públicas de prevenção
Mas os investimentos e iniciativas do Município de Itajaí na prevenção das enchentes e alagamentos vão muito além do uso da tecnologia. Nos últimos anos, a cidade investiu quase R$ 70 milhões em galerias e tubulações de macrodrenagem distribuídos nos bairros mais afetados da cidade. Foram mais de 60 ruas e avenidas em 17 bairros de Itajaí, que ampliaram a capacidade da rede em 16,1 quilômetros de tubos e mais de sete quilômetros de galerias. Os bairros São Vicente, Cordeiros, Cidade Nova, Ressacada, Centro, Fazenda, São Judas e Praia Brava foram os principais beneficiados com as melhorias.

O Município de Itajaí também protocolou junto ao Governo Federal projetos de interesse público no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). Entre eles está a construção de mais duas comportas no rio Itajaí-Mirim para contenção dos efeitos da maré e da água salgada e para o represar as águas no encontro do curso antigo com o canal retificado. Após essa fase, a proposta buscará recursos para realizar a dragagem do rio e também para retirada e melhoria dos taludes.

Além disso, há outras duas iniciativas de drenagem e prevenção a desastres cadastradas no PAC para contemplar os bairros Fazenda, São Vicente e São João. Estas propostas totalizam mais de R$ 100 milhões em investimentos na área.

“Itajaí é uma cidade que cresceu no entorno dos rios, que inclusive movimentam nossa economia. Por isso, sabemos da importância de realizar investimentos que auxiliem a minimizar o efeito das cheias. Já são mais de R$ 1,4 bilhão aplicados em obras estruturantes entre os anos de 2017 a 2023”, ressalta o prefeito Volnei Morastoni.