Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Dia D de vacinação contra gripe ocorre neste sábado (13)

Grupos prioritários poderão se vacinar das 8h às 17h nas unidades polos
Data de inclusão: 10/04/2024 11:16

Acontece neste sábado (13) o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe influenza em Itajaí. A iniciativa busca incentivar a população a atualizar a caderneta de vacinação, com atendimento em período alternativo ao praticado durante a semana nas salas de vacinas. A ação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde irá realizar a vacinação das 8h às 17h, sem fechar para o almoço, em sete unidades polos: Fazenda I, Rio Bonito, Itaipava, Jardim Esperança, Santa Regina, Centro-Vila e Cidade Nova II.

Desta vez, o foco é voltado à imunização dos grupos prioritários com a vacina contra a gripe influenza, que protege contra os três subtipos do vírus mais circulantes no momento: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B. Contudo, pessoas que precisam atualizar a sua caderneta com outros imunizantes também poderão ser atendidas no Dia D.

Os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde que estão aptos a receber a vacina contra a gripe são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores de saúde; gestantes; puérperas; professores de ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Para receber as doses, é necessário apresentar um documento de identidade, caderneta de vacinação e comprovante de pertencimento ao grupo prioritário (em caso de vacinação contra a gripe influenza).

“O Dia D é uma oportunidade para aquelas pessoas que não conseguiram se vacinar durante a semana. Reforçamos que é muito importante que a população que faz parte do grupo prioritário da vacina da gripe se imunize. A vacina é segura e eficaz para evitar casos graves, hospitalizações e óbitos”, destaca o diretor da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, André Marcílio. 

Imagens relacionadas

Dia D de vacinação contra gripe ocorre neste sábado (13)
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí