Central de Monitoramento de pacientes com dengue será apresentada em mostra nacional do SUS

Projeto foi premiado nesta terça (03) em seminário, em Florianópolis
Data de inclusão: 05/04/2024 16:03

O projeto “Central de Monitoramento da Dengue - Sinais de Alerta para o Agravamento”, da Secretaria Municipal de Saúde, será apresentado no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) durante a 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”. O trabalho foi premiado durante o Seminário Macrorregional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina 2024 (COSEMS/SC). O evento ocorreu nesta terça-feira (03), em Florianópolis.

O projeto de Itajaí foi premiado como uma das melhores experiências catarinenses e agora representará o Estado de Santa Catarina na mostra nacional. A central funciona de forma remota e tem como objetivo auxiliar o sistema de saúde municipal no combate à dengue, além de prevenir o agravamento da doença em pacientes positivos. A equipe de profissionais da Central de Monitoramento realiza o acompanhamento e orientações aos pacientes através do envio de mensagens e/ou ligações, durante horário comercial. A iniciativa fica no Centro Integrado de Saúde (CIS).

Além deste trabalho, outros cinco projetos itajaienses foram destaque no seminário macrorregional. São eles: “Comprovante Vacinal para Alunos do Município - Gestão Pública: Ágil, Universal e Acessível”; “Campanhas de Prevenção à Violência: Vigilância das Violências, Rede e Intersetorialidade”; “Embalagens Sustentáveis e Descarte Consciente de Lâmpadas, Pilhas e Baterias em Itajaí/SC”; “Prevenção e Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes: Um Trabalho em Rede”; e “Manual do ACS e TACS - Qualificação do Trabalho, Apoio nas Decisões e Melhoria dos Indicadores”.

Sobre o congresso

O XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) é o maior evento de saúde pública do mundo. Neste ano, será abordado o tema “Encerramento e Transição de Gestão”. A edição de 2023 bateu recorde de participantes, com 11.193 pessoas presentes. A 38ª edição do evento ocorrerá na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, entre os dias 30 de junho e 03 de julho.