Itajaí abre inscrições para 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Iniciativa acontece no dia 26 de abril, das 08h às 18h, na Univali
Data de inclusão: 04/04/2024 12:38

O Conselho Municipal de Saúde de Itajaí (Comusa), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, abre as inscrições para a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CMGTS). A ação abordará o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. O evento será realizado no dia 26 de abril, das 08h às 18h, no auditório do Bloco E da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que fica localizada na rua Uruguai, número 458, no bairro Centro. A inscrição pode ser feita através deste link.

Além da temática principal, a conferência tem como objetivo discutir diversos assuntos sobre a educação acerca da saúde. Além disso, a ação busca avaliar a situação do trabalho na área da saúde, estimular a criação de comissões de relação de trabalho e recursos humanos, fomentar debates e propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, além do desenvolvimento de outras atividades.

Clique e confira o documento orientador do regimento interno da 1ª CMGTES.

Sobre a conferência

A conferência busca valorizar os trabalhadores que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS). O Município de Itajaí possui cerca de 4 mil profissionais da saúde com nível técnico, médio e superior que atuam na cidade. A ação corresponde à etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES).

A etapa macrorregional da Foz do Rio Itajaí-Açu ocorrerá nos dias 05 e 06 de junho deste ano, também em Itajaí. Já a fase estadual vai acontecer nos dias 25, 26 e 27 de junho, em Florianópolis. Ambos os eventos serão organizados pelo Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina (CES-SC). Por fim, a etapa nacional ocorrerá nos dias 19, 20, 21 e 22 de novembro deste ano, em Brasília. A ação será organizada pelo Conselho Nacional de Saúde.