Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Vacinação contra o HPV passa a ser em dose única

Imunização é válida para pessoas de 09 a 19 anos de idade
Data de inclusão: 04/04/2024 09:14

O Ministério da Saúde atualizou as recomendações da vacinação contra a infecção pelo papiloma vírus (HPV) no Brasil. A partir de agora a vacina será aplicada em dose única para pessoas de 09 a 19 anos de idade. Em Itajaí, a nova regra já está em vigor nas salas de vacina.

Com a mudança, adolescentes (09 a 14 anos, 11 meses e 29 dias) que iniciaram o esquema vacinal contra o HPV com a Dose 1 não precisarão realizar a Dose 2. O esquema será considerado completo com apenas uma aplicação do imunizante. As recomendações para pessoas imunossuprimidas e vítimas de violência sexual seguem sem alterações.

As alterações também preveem a estratégia de resgate de adolescentes até 19 anos não vacinados contra a doença. Outro ponto importante é a inclusão das pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR) como grupo prioritário da vacina HPV.

A vacina HPV quadrivalente foi incorporada em 2014 no Calendário Nacional de Vacinações do Brasil. O imunizante protege contra os tipos virais de HPV 6, 11, 16 e 18. A imunização contra o HPV é essencial para a prevenção dos cânceres relacionados a esse vírus e outras doenças associadas.

Sobre a doença

A importância da prevenção da infecção por HPV se dá pela sua elevada frequência e associação com vários tipos de cânceres, como de colo de útero, pênis, vulva, canal anal, boca e orofaringe. A infecção também está associada a outras doenças, como o desenvolvimento de verrugas anogenitais e a papilomatose respiratória recorrente (PRR).

Atualmente, são registrados cerca de 570 mil novos casos de câncer do colo do útero e 311 mil mortes por ano associadas ao vírus HPV em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer. A condição é responsável por cerca de 17 mil novos casos e quase 7 mil óbitos por ano no país.

Imagens relacionadas

Vacinação contra o HPV passa a ser em dose única
Vacinação contra o HPV passa a ser em dose única
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí