Itajaí participa do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

Encontro ocorreu em Concórdia, entre os dias 13 e 15 de março
Data de inclusão: 19/03/2024 17:55

Representantes da Fundação Cultural de Itajaí participaram da 12ª edição do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, realizado em Concórdia, no oeste catarinense, entre os dias 13 e 15 de março. O encontro contemplou atividades de formação, capacitação e compartilhamento de experiências dos gestores municipais da pasta da cultura do Estado.

Itajaí esteve representado pelo superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber, pelo diretor executivo da Fundação Cultural de Itajaí, Vanderlei Lazzarotti, e a técnica efetiva em atividades administrativas na Fundação Cultural, Cleide Ronchi Machado.

Com aproximadamente 250 participantes, de 130 municípios, a palestra de abertura tratou sobre economia criativa e desenvolvimento territorial, com Ana Carla Fonseca, doutora em urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). No primeiro dia de evento houve ainda uma mesa redonda sobre políticas culturais, com representantes dos Governos Estadual e Federal.

No segundo dia, ocorreram quatro oficinas práticas, que trataram sobre o Sistema Nacional de Cultura; Dados, Transparência e Monitoramento para a Gestão Pública de Cultura; Elaboração de editais culturais; e Execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB.

Já no terceiro e último dia, a pauta de destaque foi o novo decreto do Fomento Cultural na Prática. Além disso, os cinco ganhadores do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Cultural apresentaram seus projetos e a plenária do Fórum deliberou sobre a Carta de Concórdia, com pautas e demandas destinadas aos municípios, Estado, União, Parlamentares e Setor Cultural. Definiu-se então que o Fórum de Cultura de 2025 será realizado em Chapecó.

O evento é uma realização da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), por meio do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc).

Itajaí participa do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura