Vila da Saúde começa a atender pacientes com sintomas de dengue

Espaço montado no estacionamento do Centro Integrado de Saúde (CIS) vai funcionar 24h com 10 consultórios médicos
Data de inclusão: 19/03/2024 12:14

A Vila da Saúde, espaço montado pelo Município de Itajaí para enfrentamento à dengue, começou a funcionar nesta terça-feira (19), no estacionamento do Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente. Os primeiros pacientes com sintomas da doença começaram a chegar assim que o local abriu, às 8h. Foram realizados 185 atendimentos somente pela manhã.

Com cerca de 3 mil metros quadrados de área, a Vila da Saúde funcionará 24h com 10 consultórios médicos, 100 pontos de hidratação, além de consultórios de enfermagem, banheiros e recepção. A estrutura ficou pronta em 15 dias e foi montada com contêineres e estrutura de tendas.

“A Vila da Saúde é mais um ação do Município para o enfrentamento à dengue. Nossa intenção é que o paciente receba todo atendimento necessário no local, desde assistência médica, medicação, hidratação até o encaminhamento para exame de diagnóstico ou para acompanhamento hospitalar”, afirma o secretário municipal de Saúde, Emerson Duarte.

O secretário reforça ainda que o objetivo da Vila da Saúde é reduzir a demanda de atendimento nas UPAs do CIS e do Cordeiros. As unidades básicas de saúde nos bairros seguem com atendimento à demanda espontânea, sem agendamentos, e há ainda seis UBS com horário estendido até as 22h (Itaipava, Santa Regina, Rio Bonito, Jardim Esperança, Cordeiros e Fazenda I).

A Vila da Saúde deve ficar ativa por um período de 90 dias. Atualmente, Itajaí registra 2.459 casos confirmados de dengue e seis óbitos em decorrência da doença. Os bairros mais afetados são Cordeiros/Murta, Barra do Rio/Imaruí, Cidade Nova e São Vicente.

Vila da Saúde começa a atender pacientes com sintomas de dengue