Itajaí tem mais de R$ 160 milhões em projetos aprovados no PAC do Governo Federal

Construção de Maternidade, Centro de Educação Infantil (CEI), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidade Básica de Saúde já estão com recursos garantidos
Data de inclusão: 19/03/2024 10:44

O Município de Itajaí teve quatro projetos aprovados no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. As iniciativas somam um total de R$ 163.6570.746,66 em investimentos em saúde e educação na cidade. Os recursos para estas obras já estão disponíveis e, a partir de agora, o Município dará seguimento aos trâmites burocráticos para iniciar a execução dos projetos.

Na área da saúde, foram aprovados inicialmente os projetos de uma Maternidade no bairro São Vicente (R$ 153 milhões), um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do tipo III (R$ R$ 2.571.000,00), também no bairro São Vicente, e uma Unidade Básica de Saúde de porte IV no bairro Fazenda (R$ 5.326.268,66). O Município também foi contemplado com um Centro de Educação Infantil (CEI) no bairro Santa Regina (R$ 2.753.478,00).

“Fomos contemplados com obras muito importantes na área da Saúde e da Educação, que darão mais qualidade de vida aos itajaienses e atendem ao constante crescimento de nossa cidade. A construção de uma Maternidade, por exemplo, é uma de minhas lutas para Itajaí, assim como lutei para as mães poderem acompanhar os filhos nos hospitais”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

A notícia da aprovação dos projetos foi trazida pelo deputado federal Pedro Uczai, que se reuniu com o prefeito Volnei Morastoni, o vice-prefeito Marcelo Sodré e representantes do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI) nesta segunda-feira (18). Ao todo, o PEMI cadastrou 20 propostas no novo PAC, que totalizam mais de meio bilhão de reais em investimentos em diversas áreas.

Além dos projetos selecionados, que já tem recursos garantidos para execução, também foram habilitados outros quatro projetos na área da Educação e do Esporte: duas escolas em tempo integral para o bairro Santa Regina e loteamento São Francisco de Assis; um Centro de Educação Infantil (CEI) para o bairro Cidade Nova; e uma Praça de Esportes com espaços esportivos comunitários, como quadras, pista de caminhada e playground infantil, ainda sem local definido. Estes projetos somam R$ 23,7 milhões em investimentos.

“Também temos um projeto cadastrado e muito bem encaminhado junto ao Governo Federal para construção de duas novas comportas no rio Itajaí-Mirim, além da realização de dragagem para minimizar as cheias na cidade. Esse projeto tem custo previsto em mais de R$ 114 milhões e estamos aguardando a seleção final no novo PAC”, explica Alcides Volpato, diretor executivo do PEMI.

O projeto cadastrado para o rio Itajaí-Mirim contempla a construção de mais duas comportas, a jusante e a montante do rio, para contenção dos efeitos da maré e da água salgada, bem como para evitar o represamento das águas no encontro do curso antigo com o canal retificado. Além disso, será realizada a dragagem e o desassoreamento do rio.