Inscrições abertas para formação do 16º SNAI dirigida a arte-educadores

Vagas para atividade são gratuitas, limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição
Data de inclusão: 18/03/2024 17:13

Estão abertas as inscrições gratuitas para a formação do 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí (SNAI), dirigida a arte-educadores. A oficina “Exercícios de Desaprendizagem: imaginar é uma práxis” será ministrada pela artista, curadora e pesquisadora Mônica Hoff. A atividade ocorrerá dia 27 de março (quarta-feira), das 9h às 12h, na Biblioteca Pública Silveira Júnior. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição, neste formulário on-line (clique aqui).

O foco principal desta formação são os professores da Rede Pública de Ensino do Município, que abrirá inscrição pelo sistema interno da Secretaria Municipal de Educação em breve. Há 10 vagas reservadas para educadores da rede particular. Destaca-se que haverá interpretação de libras sob demanda durante a formação (sinalizar necessidade no formulário de inscrição).

A oficina é um espaço teórico-prático projetado para explorar e cultivar, tanto de forma individual quanto coletiva, processos de “desaprendizagem”. Ela parte do pressuposto de que a arte é uma ferramenta muito potente para o aprendizado, capaz de nos apresentar o mundo como se fosse a primeira vez. Por meio da arte, podemos também desaprender certos processos que foram naturalizados ao longo da história, tanto cultural, política quanto socialmente.

Sobre o Mônica Hoff

Mônica Hoff é artista, curadora e pesquisadora. Doutora em Processos Artísticos Contemporâneos pela UDESC (2019), com pesquisa sobre escolas de arte dirigidas por artistas e como metodologias artísticas se convertem em pedagogias instituintes e estas em escolas. Ao longo de sua atuação no campo da arte tem investigado as relações entre as práticas curatoriais, artísticas e educativas e como estas contribuem, friccionam e/ou determinam as políticas e pedagogias institucionais.

De 2006 a 2014 coordenou o Programa Educativo da Bienal do Mercosul. Desde então vem colaborando com instituições nacionais e internacionais em projetos, publicações e consultorias. Atualmente, coordena o Pivô Pesquisa, programa de residências do Pivô, em São Paulo, onde organiza o ciclo de estudos “Saberes em convivência: o que eu não vejo também existe”. Nesta edição do Salão Nacional de Artes de Itajaí atua como curadora convidada.

Sobre o Salão

O 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí ocorre entre 15 de março e 13 de abril em espaços culturais da cidade. São diversas atividades gratuitas ao longo de um mês, pensadas para públicos distintos, artistas e comunidade em geral - desde a primeira infância até a melhor idade. A programação contempla exposição com 15 trabalhos de artistas de diferentes regiões do Brasil, oficinas, rodas de conversa, fórum, mediações educativas e feira de artes visuais. Clique aqui e confira a programação completa.

Inscrições abertas para formação do 16º SNAI dirigida a arte-educadores