16º Salão Nacional de Artes terá atividades com tradução em Libras e espaços expositivos acessíveis

Exposição, rodas de conversa e mesas com temáticas diversas integram a programação
Data de inclusão: 15/03/2024 11:34

O 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí (SNAI) ocorrerá de 15 de março a 13 de abril em espaços culturais da cidade. Para contemplar a todos os interessados, as rodas de conversa e mesas temáticas do evento contarão com tradução por intérpretes de libras (língua brasileira de sinais). Todos os espaços expositivos do SNAI – Casa da Cultura Dide Brandão, Museu Histórico de Itajaí, Galeria de Arte da Univali e praças públicas – têm acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Além das rodas de conversa e mesas temáticas, as oficinas, formações e fóruns, contarão com intérpretes sob demanda, a partir da sinalização de necessidade no ato da inscrição prévia.

A mostra das 15 obras selecionadas (editais 007 e 008/2023) nesta edição do evento são de autoria de artistas de vários estados brasileiros. Os trabalhos serão expostos na Casa da Cultura Dide Brandão, na Galeria de Arte da Univali, no Museu Histórico de Itajaí e em praças públicas, todos locais com acessibilidade – rampas de acesso, elevador, entre outros.

Sarah Uriarte, artista visual e coordenadora geral desta edição do SNAI, explica que a intenção é contemplar todos: “Buscamos celebrar a diversidade artística, mas, para além disso, pretendemos promover a inclusão e a participação de todos os públicos interessados na cena cultural de Itajaí, que nesta iniciativa conta com artistas e convidados de todo o Brasil”, pondera.

O evento é uma realização do Município e da Fundação Cultural de Itajaí, conta com o apoio da Fundação Genésio Miranda Lins, Secretaria Municipal de Educação, Câmara Setorial de Artes Visuais e Univali. O Núcleo de Acessibilidade (NAU) da Univali vem atuando como parceiro do evento desde o seu planejamento, com orientações e medidas para tornar o Salão de Artes mais inclusivo.

Confira os dias e horários dos eventos que contarão com tradução em Libras:

15 de março (sexta-feira), das 19h às 22h
Abertura do 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí
Local: Casa da Cultura Dide Brandão - Rua Hercílio Luz, nº 655, Centro

16 de março (sábado), das 10h às 12h
Café com artistas
Local: Univali, Campus Itajaí - Rua Uruguai, nº 458, Centro

18 de março (segunda), das 17h30 às 20h
Abertura da exposição na Galeria de Artes Da Univali
Local: Univali, Campus Itajaí - Rua Uruguai, nº 458, Centro

23 de março (sábado), das 15h às 18h
Roda de conversa: Panorama histórico dos Salões de Arte de Itajaí, com artistas e coordenadoras itajaienses
Local: Salão Nobre do Museu Histórico de Itajaí - Rua Hercílio Luz, nº 681, Centro

06 de abril (sábado), das 10h às 12h
Mesa de convidadas: com Agrippina Manhattan, Débora Pazetto e Luciara Ribeiro

06 de abril (sábado), das 17h às 19h
Conversa: Manutenção da praça das lésbicas, por Romy Huber
Local: Rua Hercílio Luz, n° 10, Centro
Acessibilidade em libras

Confira a programação completa com todas as atividades aqui.

Fundação Cultural de Itajaí -  cultura@itajai.sc.gov.br