Sábado (16) tem Café com Artistas e Oficina no 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí

Evento segue com exposição e atividades gratuitas até o dia 13 de abril
Data de inclusão: 13/03/2024 16:52

O 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí abre nesta sexta-feira (15), às 19h, na Casa daCultura Dide Brandão. No dia seguinte, sábado (16), ocorrerão atividades do evento pela manhã e tarde. Às 10h, artistas autores dos trabalhos selecionados nesta edição participam do “Café com Artistas”, na sala 106 do bloco B6 da Univali, Campus Itajaí. A atividade é gratuita e aberta ao público interessado. Das 15h às 18h, acontece a oficina Contra-Turno, com o Coletivo Inço (Audrian Cassanelli e Diana Chiodelli, de Chapecó/SC), na Casa da Cultura Dide Brandão. A oficina também é gratuita, mas as vagas esgotaram.

O “Café com Artistas” será um espaço de troca, construção e partilha entre artistas e o público. No bate-papo estarão em pauta questões e curiosidades sobre as pesquisas que motivaram os trabalhos artísticos, práticas artísticas e os contextos das obras que compõem o SNAI. Participarão do diálogo os artistas: Bruno Chivil (Itajaí/SC), Camila Alba (São Paulo/SP), ciber_org (Florianópolis/SC), Élcio Miazaki (São Paulo/SP), Gabriel Bicho (Porto Velho/RO), Gugie Cavalcanti (Florianópolis/SC), Jussara Marangoni (Araçatuba/SP), Kamilla Nunes (Florianópolis/SC), Luiza Alcântara (Belo Horizonte/MG), Nita Monteiro (São Paulo/SP), Renan Soares (Pelotas/RS), e romy huber (Itajaí/SC).

Já a oficina Contra-Turno propõe uma abordagem inovadora ao conceito de autorrepresentação e irá promover uma conversa entre professores, artistas e demais interessados sobre a concepção e realização de projetos artísticos. A ação também vai explorar o deslocamento entre o interior e o centro dos processos de produção cultural entre escolas e galerias, sob condução do Coletivo Inço, formado por Audrian Cassanelli e Diana Chiodelli.

Sobre o Salão

O 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí ocorrerá de 15 de março a 13 de abril em espaços culturais da cidade. Serão diversas atividades gratuitas ao longo de um mês, pensadas para públicos distintos, artistas e comunidade em geral - desde a primeira infância até a melhor idade. Haverá exposição com trabalhos de artistas de diferentes regiões do Brasil, oficinas, rodas de conversa, fórum, formação para docentes e mediações educativas.

A iniciativa é uma realização do Município e da Fundação Cultural, com o apoio da Fundação Genésio Miranda Lins, Secretaria Municipal de Educação, Câmara Setorial de Artes Visuais e Univali. Confira a programação completa, os locais expositivos e horários de visitação clicando aqui.