Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

16º Salão Nacional de Artes de Itajaí abre nesta sexta-feira (15) na Casa da Cultura

Evento segue até o dia 13 de abril com programação totalmente gratuita
Data de inclusão: 12/03/2024 19:05

A cerimônia de abertura do 16º Salão Nacional de Artes de Itajaí (SNAI) será realizada nesta sexta-feira (15), às 19h, na Casa da Cultura Dide Brandão. A data marca também a abertura dos espaços expositivos do 16º SNAI – Galerias da Casa da Cultura, Museu Histórico e Galeria de Arte da Univali -, que sediarão a exposição dos 15 trabalhos selecionados, de autoria de artistas visuais de seis estados brasileiros, até o dia 13 de abril.

Além dos autores das obras selecionadas, a abertura contará com a presença da comissão curatorial desta edição do Salão, que é formada por Daniele Zacarão, Lúcia Mendes, Mariana Ferret, Mônica Hoff, Nestor Varela e Sarah Uriarte. A cerimônia é aberta a todos e ocorrerá na Casa da Cultura, patrimônio tombado que está na fase final do restauro.

O Salão contará com atividades gratuitas ao longo de um mês, pensadas para públicos distintos, artistas e comunidade em geral - desde a primeira infância até a melhor idade. Além da exposição, haverá oficinas, rodas de conversa, fórum, formação para docentes e mediações educativas.

No sábado (16), das 10h às 12h, já está programado um café com artistas convidados na Univali, na Sala do Espaço Compartilhado, Sala 106 do Bloco B6. Durante a tarde, das 15h às 18h, na Casa de Cultura, o Coletivo Inço (Audrian Cassanelli e Diana Chiodelli) conduzirá a Oficina Contra-Turno, com abordagem inovadora ao promover uma conversa entre professores, artistas e demais interessados sobre a concepção e a realização de projetos artísticos.

Os trabalhos que compõem esta edição do Salão Nacional de Artes de Itajaí foram selecionados por meio dos editais 007 e 008/2023. Nas Galerias da Casa da Cultura estarão obras de Marcus Deusdedit (Belo Horizonte/MG), Maria Vaz (Belo Horizonte/MG), Gugie Cavalcanti (Florianópolis/SC), Thales Pomb (Brasília/DF), ciber_org (Florianópolis/SC), Nita Monteiro (São Paulo/SP), Gabriel Bicho (Porto Velho/RO), Jussara Marangoni (Araçatuba/SP), Luiza Alcântara (Belo Horizonte/MG), e Camila Alba (São Paulo/SP).

Já na Galeria de Arte da Univali serão expostas obras de: Kamilla Nunes (Florianópolis/SC), Renan Soares (Pelotas/RS), e Élcio Miazaki (São Paulo/SP). Haverá ainda um trabalho de Bruno Chivil (Itajaí/SC) na praça Arco Bauer e o trabalho de romy huber (Itajaí/SC) na rua Hercílio Luz, 10, Centro. O artista itajaiense Agê Pinheiro ( in memorian) será homenageado com uma sala especial no Museu Histórico.

>> Confira a programação completa clicando aqui.

Sobre o 16º SNAI

Anteriormente chamado Salão de Artes Cidade de Itajaí, o Salão Nacional de Artes de Itajaí é um evento voltado às artes visuais, criado em 1992. Pensado por artistas em parceria com a gestão pública, o Salão sempre buscou refletir os anseios da classe em um movimento contínuo de projetar artistas locais no cenário nacional. Ao mesmo tempo, traz para a própria cidade nomes já consolidados no país.

Ao longo de seus mais de 30 anos de história, a iniciativa se firmou como um importante espaço de circulação, difusão e projeção de artistas visuais no Estado e no Brasil. É bienal e, atualmente, é o Salão mais antigo em Santa Catarina, que não teve sua realização interrompida.

Nesta edição, ao olhar para as 15 edições anteriores e para o próprio circuito local, a Comissão Curatorial percebeu a necessidade de criar espaços de diálogo e formação entre diferentes gerações de artistas e seus interesses, bem como com a própria comunidade.

SERVIÇO
Abertura do 16º SNAI
Dia 15 de março (sexta-feira), às 19h
Local: Casa da Cultura Dide Brandão – Rua Hercílio Luz, 655, Centro
Aberta ao público e gratuita

Imagens relacionadas

16º Salão Nacional de Artes de Itajaí abre nesta sexta-feira (15) na Casa da Cultura
16º Salão Nacional de Artes de Itajaí abre nesta sexta-feira (15) na Casa da Cultura
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí