Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Projeto cultural valoriza tradição do Boi de Mamão com música e contação de histórias

Iniciativa foi contemplada no edital da Lei Paulo Gustavo de Itajaí
Data de inclusão: 12/03/2024 08:56

O folclore catarinense ganha vida em uma jornada cultural única com o projeto "Circulação: Boi de Mamão! Como tudo começou". A iniciativa faz referência à riqueza cultural da região e apresenta o tradicional Folguedo Boi de Mamão por meio de dez apresentações gratuitas do espetáculo musical de contação de histórias, inspirado no livro: "Boi de Mamão! Como Tudo Começou”. Apresentações iniciam sexta-feira (15) e percorrerão cinco espaços educacionais de Itajaí até o 03 de maio. Confira o cronograma ao final da matéria.

As apresentações prometem encantar crianças e adultos e abordarão a história e as músicas de folguedo, além de rodas de conversas e bate-papo. O contador de histórias e escritor Fábio Aurélio Castilho e a cantora e proponente Bruna Pierami guiarão o público por uma viagem pelas tradições e encantos do Boi de Mamão.

Os espetáculos ocorrerão em dois horários em cada Cedin, sendo no período matutino às 9h30, e no vespertino às 13h30. Todas as apresentações e rodas de conversa terão acessibilidade, com tradução em libras, para garantir que todos possam participar e desfrutar das atividades.

Os participantes também terão a oportunidade de explorar os elementos cênicos do espetáculo de uma maneira envolvente e sustentável. O produtor do projeto, Deyvid Kevitz, apresentará os adereços utilizados em cena, confeccionados por ele em materiais reciclados, destacando o compromisso com a sustentabilidade e a criatividade.

Com esta demonstração prática, os professores e alunos serão incentivados a recriar o folguedo em suas próprias comunidades, de forma lúdica e prazerosa. Essa abordagem não apenas enriquece a experiência cultural, mas também promove valores de consciência ambiental e engajamento comunitário, o que incentiva todos a se tornarem agentes ativos na preservação e promoção da tradição do Boi de Mamão.

Além disso, como parte do projeto, serão distribuídas gratuitamente 20 unidades do livro homônimo de Fábio Aurélio Castilho nas bibliotecas de cada Cedin, totalizando 100 livros, para que todos possam explorar mais profundamente essa tradição.

O projeto "Circulação: Boi de Mamão! Como tudo começou" foi selecionado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo Itajaí 2023 (nº 013/2023) e é executado com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Cultural e do Município de Itajaí.

Confira a programação das apresentações:

- 15 de março (Sexta-feira) - Cedin Jacy Dias Ramos
- 05 de abril (Sexta-feira) - Cedin Napoleão de Souza
- 12 de abril (Sexta-feira) - Cedin Verde Vale
- 19 de abril (Sexta-feira) - Cedin Lucy Canziani
- 03 de maio (Sexta-feira) - Cedin Dilzilena Márcia Teixeira

Mais informações:
(47) 9 9930-3090 | primoattoproducoes@gmail.com
Monique Neves: Assessora de Imprensa

Imagens relacionadas

Projeto cultural valoriza tradição do Boi de Mamão com música e contação de histórias
Projeto cultural valoriza tradição do Boi de Mamão com música e contação de histórias
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí