Central de Monitoramento de pacientes com dengue já realizou mais de 1 mil contatos

Acompanhamento é realizado por telefone, em horário comercial
Data de inclusão: 23/02/2024 15:00

A Central de Monitoramento de pacientes positivados para dengue de Itajaí já realizou mais de 1 mil contatos. O acompanhamento é realizado por uma equipe de profissionais, que fica no Centro Integrado de Saúde (CIS), através de ligações e/ou envio de mensagens em horário comercial. Atualmente, 109 pacientes estão em monitoramento.

A equipe de saúde entra em contato via telefone ou whatsapp para avaliar os sinais e sintomas dos pacientes e prestar orientações. Em caso de agravamento, os profissionais recomendam o atendimento médico imediato.

O trabalho começou a monitorar os pacientes diagnosticados com a doença a partir de 11 de fevereiro pelas unidades do município e também os casos notificados pelos Hospitais Marieta e Pequeno Anjo. Ao todo, foram feitos 1.020 contatos e 158 pacientes já tiveram seu monitoramento encerrado.

Os profissionais da Central de Monitoramento orientam que os pacientes mantenham o número de telefone atualizado para que seja possível o contato para realizar o monitoramento. A atualização é realizada na unidade básica de saúde de referência.

A Central de Monitoramento é mais uma ação do Município de Itajaí no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou as equipes médicas e de enfermagem das UPAS do CIS e do bairro Cordeiros devido à alta procura por atendimento. Também foram estendidos até as 22h os horários de atendimento das unidades de saúde Itaipava, Santa Regina, Rio Bonito, Jardim Esperança, Cordeiros e Fazenda I.