Seis unidades de saúde têm horário estendido para reforçar o atendimento de casos de dengue

UBS Itaipava, Santa Regina, Rio Bonito, Jardim Esperança, Cordeiros e Fazenda I atenderão até as 22h a partir desta quinta-feira (22)
Data de inclusão: 22/02/2024 17:03

A Secretaria de Saúde de Itajaí adotou novas medidas para intensificar o combate à dengue e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. A partir desta quinta-feira (22), as unidades básicas de saúde Itaipava, Santa Regina, Rio Bonito, Jardim Esperança, Cordeiros e Fazenda I terão o horário estendido até as 22h para atendimento de pacientes com suspeita da doença.

A nova medida foi adotada pela Secretaria de Saúde para reduzir a demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Centro Integrado de Saúde (CIS) e do bairro Cordeiros. As estruturas têm realizado uma média de 1.200 atendimentos diários e receberam reforços nas equipes médicas e de enfermagem na última semana.

As unidades com horário estendido contarão com equipes de médicos e enfermeiros somente para atendimento a casos suspeitos de dengue. Os demais tipos de atendimento deverão ser realizados durante o horário normal da UBS.

“Diante do aumento significativo no número de atendimentos nas unidades básicas de saúde e de emergência, e considerando o recente decreto de emergência estadual emitido pela Secretaria de Estado da Saúde, estamos adotando novas ações para intensificar o combate à dengue na cidade e garantir um atendimento mais eficaz à população. Pedimos também o apoio da comunidade para que reforce os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor em suas casas”, afirma o secretário municipal de Saúde, Emerson Duarte.

Além da ampliação nos horários das seis unidades, a Secretaria também alterou o formato de atendimento em todas as unidades básicas de saúde do município. A partir de segunda-feira (26), os postos adotarão o sistema de atendimento por demanda livre, ou seja, sem agendamento prévio. As agendas serão utilizadas exclusivamente para pacientes prioritários, como idosos, gestantes, obesos, portadores de doenças crônicas, bem como acompanhamentos de pré-natal e consultas de puericultura.