Município reforça equipes de atendimento nas UPAs de Itajaí

Medida foi adotada devido ao aumento dos casos de dengue na cidade
Data de inclusão: 20/02/2024 18:34

A Secretaria de Saúde de Itajaí reforçou, desde sexta-feira (16), a equipe de médicos e enfermeiros nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da cidade. A medida foi adotada devido ao aumento de casos positivos de dengue e, consequentemente, do número de atendimentos. Em média, mais de 1.200 atendimentos diários são realizados nas estruturas do município neste ano.

Na UPA do Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente, o número de médicos atendendo o setor adulto passou para oito durante 24 horas por dia. Anteriormente, eram sete médicos durante o dia e cinco profissionais durante a noite. Na pediatria, seguem quatro médicos plantonistas 24h.

Já na UPA do bairro Cordeiros, o número de médicos passou de quatro para cinco neste mês. A equipe de enfermagem também foi ampliada em 15 profissionais por dia nas duas UPAs.

“A Secretaria de Saúde de Itajaí está atenta a situação da dengue na cidade. Além das medidas de controle da doença, como mutirões, aplicação de inseticida e orientação nas casas, reforçamos as equipes das UPAs devido à alta demanda de pacientes. Somente neste ano, foram feitos mais de 62 mil atendimentos nas duas unidades do município”, destaca o secretário municipal de Saúde, Emerson Duarte.

Em 2024, a UPA do CIS registrou 42.564 atendimentos até o dia 18 de fevereiro. Deste total, 25,7 mil ocorreram em janeiro e quase 17 mil em fevereiro. Já na UPA de Cordeiros foram 11.716 atendimentos no primeiro mês do ano e 7.921 em fevereiro, totalizando ais de 19 mil pacientes atendidos. Os dados representam cerca de 20% de aumento nos atendimentos em relação ao mesmo período de 2023.

Além dos atendimentos, o Município tem realizado em média 500 exames para diagnóstico de dengue diariamente. A coleta é feita na própria UPA, conforme solicitação médica. A Secretaria de Saúde também esta credenciando laboratórios para realização dos exames para dengue para atender a demanda das unidades básicas de saúde.

Monitoramento de pacientes

O Município implantou ainda o monitoramento de pacientes que positivaram para dengue, assim como era feito durante a pandemia de COVID-19. Uma equipe de enfermagem monitora por telefone os pacientes com diagnóstico confirmado para evitar o agravamento dos casos e prestar as orientações necessárias.

Município reforça equipes de atendimento nas UPAs de Itajaí